Rivero, Cléia Maria da LuzRey, BrunetaRey, Bruneta2023-05-092023-05-092003https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/215A inclusão no ensino regular de crianças com necessidades educativas especiais, despertou algumas indagações que através desse trabalho de pesquisa, procuramos analisar em relação a alguns aspectos da ação do professor frente a esse aluno incluído, buscando conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula, no sentido de procurar melhor entender como processo de inclusão está ocorrendo. No município de Sorocaba, logo do início da implementação do processo de integração/inclusão, as classes especiais foram desativadas e seus alunos encaminhados para classes regulares do ensino fundamental. O critério utilizado para estabelecer a inclusão no ensino regular foi a idade cronológica dos alunos. Entendendo a inclusão como um processo, já que ela não se efetiva sem mudanças de atitudes de todos os envolvidos no processo escolar, realizamos esta investigação, a partir de observações e análise, em três escolas regulares de ensino, sendo uma particular e duas públicas da rede municipal e estadual. Sendo o cenário dessa pesquisa a sala de aula, portanto, um cenário que SO constitui dinâmico dentro de suas especificidades e de uma complexidade dificilmente de ser apreendida no seu todo e, tendo como sujeitos aluno e professor, optamos pela abordagem qualitativa, tomando como referência a etnometodologia a qual permite conhecer e interpretar os discursos as ações ocorridas no contexto social. Foram utilizados instruments como observações diretas da dinâmica escolar entrevistas semi-estruturas para a coleta de dados. As escolas apresentam como similaridade alunos com necessidades educativas especiais incluídos no ensino fundamental, vindos ou não de classes especiais. Na análise buscamos a compreensão das escolas sobre a proposta da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no e ensino regular e quanto as mesmas flexibilizam e modificam e programas e ações pedagógicas, na tentativa de buscar soluções que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desses alunos. As conclusões apontam que a inclusão só se tornará efetiva quando houver, de fato, uma reestruturação da instituição escolar favorecida por políticas públicas que garantam recursos humanos e materiais, levando todos os envolvidos a assumir a responsabilidade pelo processo, aceitando e colaborando para minimizar as diferenças e assumam uma atitude de que os saberes são possíveis de seem construidos partir das competências, habilidades e limitações dos seres humanos.Inclusion in general education of children with especial education meeds brought some questions through this research. We analysed some aspects of teacher's action with these included students, knowing the strategies used in classroom to understand how inclusion is happening. In Sorocaba, in the beginning of inclusion, special groups were not working any longer and students went to general education classroom of basic education. The criterion used to establish inclusion in general education was student's chronologic age. Considering inclusion is a process, once it doesn't occur without changing in attitudes of all involved in the school process. We researched 3 general education schools, one private and two public schools. The setting of this research was classroom, therefore, a setting that is dynamic in their specificity and complexity, which is hard to be understood. Students and teachers were the subjects chosen for qualitative approach, having enometodology as a reference which allows knowing and interpreting speeches and actions that happened in a social context. Instruments such as direct observations of school dynamic and semistructured interviews were used for data collection. These schools were similar because there were students come from special groups, with special needs in inclusion. To analyse it we looked for the school's understanding of the proposal of inclusion and flexibility of schools considering changes in educative programs and actions, trying to find solutions for the learning process. The conclusion points that inclusion will be effective only when a restructuration of school institution is available. Public politics can guarantee human resources and materials, making all involved assume the responsibility for the process, accepting and collaborating to reduce the differences and assume an attitude that knowledge can be built from human being's competence, skill and limitation.Educação especialEducação inclusivaPrática pedagógicaA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar na sala de aulaDissertação