Silva, Míriam Cristina CarlosSalles, Carla Bonfim de MoraesSalles, Carla Bonfim de Moraes2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/533Esta pesquisa tem o propósito de refletir sobre o cartaz enquanto comunicação poética e procura realizar um panorama da história do cartaz e de sua importância nos processos de comunicação visual. Buscou-se o entendimento do cartaz de propaganda como forma de arte e elemento cultural, a sua relação do cartaz com a arte, bem como a compreensão do poético por meio da análise dos cartazes do designer Marcos Minini. A metodologia utilizada para chegarmos neste resultado foi uma pesquisa teórica bibliográfica descritiva; embasada por vários autores, entre os quais os principais são: Abrahan Moles, Philippe Meggs, Rafael Cardoso, Ziraldo, Iuri Lotman, Julio Plaza, Gaston Bachelard, Haroldo de Campos, Roman Jackbson, Edgar Morin, Hanz Belting, Vilém Flusser, Otávio Paz, Umberto Eco, Teixeira Coelho, Max Bense. O estudo destes autores permitiu que encontrássemos a importância da “presença do passado no presente” (AUGE, 1994, p.71), uma polifonia de mensagens, tornando eterno o que parecia ser efêmero.This research aims to reflect on the poster as poetic communication and tries to put apicture poster of history and its importance in the processes of visual communication. Searched the understanding of the advertising poster as art form and cultural element, its relationship with the poster art as well as the understanding of poetry through the analysis of the posters from designer Marcos Minini. The methodology used to arrive at this result was a theoretical descriptive literature,based on several authors, including the main ones are: Abraham Moles, Philippe Meggs, Rafael Cardoso, Ziraldo, Yury Lotman, Julio Plaza, Gaston Bachelard,Haroldo de Campos, Roman Jackbson, Edgar Morin, Hanz Belting, Flusser, OctavioPaz, Umberto Eco, Teixeira Coelho, Max Bense. The study of these authors has allowed us to find the importance of "the past presence of this" (AUGE, 1994, p.71), a polyphony of messages, making eternal what appeared to beephemeral.Comunicação visualCartazesComunicação e culturaProcessos comunicativos e culturais no cartaz: a poética de Marcos MininiDissertação