Aranha, NorbertoRampim Filho, NelsonRampim Filho, Nelson2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1074A Quarta Revolução Industrial foi um termo cunhado por Schwab (2016) para sinalizar como a nossa sociedade tende a convergir as tecnologias dos mundos digital, físico e biológico, de modo que não existam mais limites entre os setores e agentes do mundo que hoje conhecemos. Diante dessa que tem sido chamada de Quarta Revolução Industrial, atualmente em desenvolvimento, as instituições de ensino possuem o desafio de preparar os seus alunos para o mercado de trabalho e para o contexto da Indústria 4.0. Isso posto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a implantação do Curso de Tecnologia em Manufatura Avançada da Fatec José Crespo Gonzales em Sorocaba-SP, a partir da perspectiva dos alunos e dos professores desse curso. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa tiveram caráter exploratório, com estudo de caso que envolveu questionários aplicados aos alunos e professores, aliados a levantamento bibliográfico. Os principais resultados apontam para conhecimentos que podem contribuir para identificar possibilidades de aproximação entre as instituições de ensino, em seus planejamentos para atender às novas demandas do mercado de trabalho, e os processos produtivos relativos a inovações tecnológicas, apontando, assim, possíveis aplicações didáticas para a área do ensino.The Fourth Industrial Revolution was a term coined by Schwab (2016) to signal how our society tends to converge technologies from the digital, physical and biological worlds, so that there are no longer boundaries between sectors and agents in the world we know today. Faced with what has been called the Fourth Industrial Revolution, currently in development, educational institutions have the challenge of preparing their students for the job market and for the context of Industry 4.0. That said, the general objective of this work was to analyze the implementation of the Technology Course on Advanced Manufacturing at Fatec José Crespo Gonzales in Sorocaba-SP, from the perspective of students and teachers of this course. The methodological procedures adopted in the research were exploratory, with case study that involved questionnaires applied to students and teachers, combined with a bibliographic survey. The main results point to knowledge that can contribute to identify possibilities of approximation between educational institutions, in their plans to meet the new demands of the job market, and the production processes related to technological innovations, thus pointing to possible didactic applications for the teaching area.Inovações tecnológicasUniversidades e faculdadesAprendizagem ativaA indústria 4.0 e as mudanças na formação de tecnólogos: implantação do curso superior de tecnologia em manufatura avançada na FATEC José Crespo Gonzales – FATEC Sorocaba-SPDissertação