Boy, Tânia Cristina dos SantosMomisso, Camila BarbagalloMomisso, Camila BarbagalloPalmeira, Jaqueline Roque de JesusPalmeira, Jaqueline Roque de JesusPereira, Maria Vitória Maciel de CamargoPereira, Maria Vitória Maciel de Camargo2023-08-162023-08-162021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1167A presente pesquisa estuda as possíveis colaborações da Improvisação no Teatro de Formas Animadas, com práticas de objetos e de bonecos para a Educação do Sensível nas aulas de Arte do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais de Escolas Estaduais da cidade de Sorocaba. O desenvolvimento da pesquisa, com metodologia de pesquisa-ação é fundamentado nos conceitos dos principais autores Viola Spolin, Ana Maria Amaral e Duarte Junior, e amparado nos pensamentos de Paulo Freire e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho analisa as consequências da pandemia e das medidas estabelecidas pelo Governo de São Paulo para o ensino híbrido e à distância na educação de arte, partindo da experiência das práticas realizadas. O projeto é resultado da elaboração, aplicação e análise das aulas de arte nas Escolas Izabel Rodrigues Galvão e Escola Geraldo do Espírito Santo Fogaça Almeida para dois grupos distintos de alunos. Busca analisar nas cenas criadas o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e espontaneidade dos estudantes por meio dos jogos teatrais e manipulação de objetos e bonecos, onde expressaram a sensibilidade nos jogos, cenas e protocolos propostosThis present research aims to study the possible collaborations of the improvisations in the animated forms theater, with objects practice and dolls used on the Sensitive’s education at Arts classes in Elementary School ( Fist years of State Schools in Sorocaba). The development of the research, with the action-research methodology is based on the concepts of the the most important authors, Viola Spolin, Ana Maria Amaral and Duarte Junior, and supported by Paulo Freire’s thoughts and by the Ana Mae Barbosa’s triangular approach. The research analyses the consequences of pandemic and the measures established by the São Paulo Government to the hybrid arts teaching, starting from the practices performed. This project is a result of the elaboration, application and analysis of the arts classes at the Isabel Rodrigues Galvão and Espírito Santo Fogaça Almeida schools to two distinct students groups . It aims to analyze the development of sensibility, creativity and spontaneity on the students through theatrical games and objects manipulation and dolls where they expressed sensibility at the games scenes and proposed protocols at the created scenesTeatro - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA improvisação no teatro de formas animadas e a educação do sensível nas aulas durante a pandemiaMonografia / TCC