Goergen, PedroValelongo, Paula Rafael GonzalezValelongo, Paula Rafael Gonzalez2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/712Este trabalho teve o objetivo de analisar e compreender como o acesso à educação superior e, principalmente, a política de cotas são apresentados no jornal Folha de S. Paulo. A escolha deste deveu-se ao fato de se tratar de um dos mais influentes periódicos nacionais, grande formador de opinião e, portanto, reprodutor de discursos e mitos. Um dos temas mais recorrentes nos últimos anos é o sistema de cotas, instituído como mecanismo para aliviar a enorme dívida social em relação às camadas sociais que, por razões diversas, não tinham acesso à educação superior. De certo modo, as cotas visam reparar desigualdades sofridas por aqueles que historicamente estavam excluídos da educação superior: pretos, pardos e indígenas. Os métodos usados neste trabalho foram a Análise do Discurso e a Análise do Discurso Crítica, do inglês Norman Fairclough. Os artigos e os editoriais usados nas análises foram buscados no site da Folha de S. Paulo, entre os anos de 2012, ano em que a Lei 12.711/2012, que garante a reserva de 50% das matrículas a pretos, pardos, indígena e estudantes da rede pública, entra em vigor, e 2013, ano posterior à implantação, para verificar como tal tema repercute. As conclusões a que se chega são: a Folha de S. Paulo trata o sistema de cotas como “medida populista”, “ameaça”, “afronta ao mérito acadêmico” e “afronta à autonomia universitária e às políticas locais adotadas em várias instituições”; “uma ação paternalista”; “exagero populista e discriminatório que atropela o princípio da meritocracia”; “movimento distorcido pelo viés de raça, importado dos EUA”; “Proposta ruim, de efeitos perversos”; “medida populista”. Embora se posicione contra as cotas, o jornal é favorável à adoção de cotas sociais, destinadas a pretos, pardos e indígenas, e condena o uso da raça como critério para reserva de vagas, considerado um “retrocesso histórico”. Segundo a Folha de S. Paulo, a excelência universitária, principalmente a das universidades estaduais paulistas, está ameaçada com o ingresso de grupos que estavam excluídos da educação superior, devido a defasagens deixadas pela escola pública.This work aims to analyze and understand how the access to higher education and, especially, the quota policy is presented in the newspaper Folha de S.Paulo, one of the most influential newspaper in the country. The choice of Folha was due to the fact that is a great trainer and, therefore, speeches and myths. It is believed that the newspaper, for being an opinion leader and dialogue with society, reproduces discourses and myths. One of the most recurrent themes in recent years is the quota system, set up as a mechanism to relieve the enormous social debt for certain social strata that, for various reasons, did not have access to higher education. In a way, the quotas are designed to fix inequities suffered by those who were historically excluded from higher education: blacks, browns and indigenous. As methods were used the French Discourse Analysis, represented by Eni Orlandi, and the Critical Discourse Analysis, by Norman Fairclough. The news and editorials for analysis were sought on the website of Folha de S.Paulo, between 2012, year in which the law 12.7112012 - which guarantees a reserve of 50 the plates to black, browns, and indigenous students from public schools - was sanctioned, and 2013, a year after the deployment, to verify how such theme echoes. It was concluded that: Folha de S.Paulo handles the racial quotas as "populist", "threat”, "affront to the academic merit", "affront to the university autonomy and local policies adopted in various institutions"; "a paternalistic action"; "exaggeration and discriminatory that populist hit the principle of meritocracy"; "distorted by race bias movement, imported from the USA"; "bad proposal, perverse effects"; "populist measure”. Although being against quotas, the newspaper supports the adoption of social quotas, aimed at blacks, browns and indians, and condemns the use of the race as a criterion for reservation of vacancies, seen as a "historic setback". According to Folha, the university excellence, especially of the São Paulo public universities, is threatened with the arrival of groups that were excluded from higher education, due to gaps left by the public school.Direito a educaçãoEnsino superior - BrasilEnsino superior e Estado - BrasilIgualdade na educaçãoProgramas de ação afirmativaAnálise do discursoO acesso à educação superior no discurso da mídia: o sistema de cotasDissertação