Romaguera, Alda Regina TogniniNegrão, Vanessa Aparecida MarconatoNegrão, Vanessa Aparecida Marconato2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1048Essa pesquisa de mestrado, financiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem por finalidade principal investigar, junto às crianças e educadores, práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos. Questiona a construção dessa criatividade e dos outros níveis de realidade que são concebidos por meio dela, mais profundos que os do cotidiano, que se constroem em camadas de simbolismos. Propõe pensar um modo de compreender o mundo tendo como base a leitura literária, e pergunta como a experiência com os livros pode contribuir com a formação humana na infância. A apropriação das crianças às histórias pode nos trazer a valiosa possibilidade de conhecer a abstração do olhar infantil. Entende essa fase da vida como um momento privilegiado para a aquisição da cultura e defende que o contato com os livros traz uma infinidade de desenvolvimentos, associados a habilidades criativas. Traz a memória da pesquisadora enquanto leitora precoce até sua condição de professora mediadora de leitura. Discute a função utilitária atribuída à literatura na educação infantil e explora a ideia da literatura para além das definições: como manifestação artística, de fruição estética. Observa que, muitas vezes, paradoxalmente essa experiência existencial segue subordinada a uma ordem de produção e competição mercadológica. Descreve a composição das crônicas produzidas no período de 2017 a 2020 através das mediações de leitura em sala de aula e, posteriormente, publicadas no suplemento infantil Cruzeirinho, do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba/SP. Desloca-se também para uma visão dos programas federais de fomento à leitura, opta pela experiência sobre práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos, junto às crianças e educadores no cotidiano da educação infantil, na rede municipal de Sorocaba.This master’s research, financed by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel), has as its main purpose to investigate, with children and educators, literary reading practices and their dialogic process of production of senses. It questions the construction of this creativity and the other levels of reality that are conceived through it, deeper than those of everyday life, which are built in layers of symbolism. It proposes to think of a way to understand the world based on literature, and asks how the experience with books can contribute to human formation in childhood. The appropriation of children to stories can bring us the valuable possibility of knowing the abstraction of the child’s gaze. It understands this phase of life as a privileged moment for the acquisition of culture and argues that the contact with books brings a multitude of developments, associated with creative skills. Brings the researcher's memory as an early reader to her status as a mediating teacher of reading. It discusses the utilitarian function attributed to literature in early childhood education and as an artistic manifestation, of aesthetic fruition. It notes that, paradoxically, this existential experience explores the idea of literature beyond definitions: as an artistic manifestation, of aesthetic fruition. It notes that, paradoxically, this existential experience as an artistic manifestation, of aesthetic fruition. It notes that, paradoxically, this existential experience subordinated to a production order and market competition. It describes the composition of the chronicles produced through reading mediations in the classroom and, later, published in the Cruzeirinho children's newspaper. Also moving to a vision of federal programs to promote reading, opts for experience on literary reading practices and their dialogical process of meaning production, together children and educators in daily early childhood education, in the Public school of Sorocaba.Literatura - Estudo e ensinoLeitura - Estudo e ensinoCrianças - Livros e leituraLiteratura infanto-juvenilEducação de crianças"Se eu tivesse dinheiro eu comprava livros": mundos possíveis na prática da literatura em cotidianos escolaresDissertação