Oliveira, Cleiton deOrtolan, OrlandoOrtolan, Orlando2023-05-092023-05-091999https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/246Este trabalho teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado do curso de Administração de Empresas da Universidade de Sorocaba (UNISO). Neste sentido, o estudo partiu do levantamento da origem do termo administração, procurando evidenciar fatos históricos relevantes de sua trajetória, os quais contribuíram para a criação do curso de Administração. Foram analisadas algumas questões pedagógicas pertinentes ao curso de Administração de Empresas, em geral, e da UNISO, em particular, nesta foram caracterizados os corpos docente e discente do referido curso. Quanto ao Estágio Supervisionado foram analisados: os principais problemas revelados pelas ambigüidades e controvérsias decorrentes da interpretação dos aspectos legais e institucionais; as contribuições para a complementação do ensino e para a integração teoria-prática; e, ainda, as várias formas, adotadas por diferentes cursos, para o desenvolvimento daquela atividade. Na pesquisa de campo, foram analisados depoimentos de professores, de dirigentes de empresas, onde os estágios foram realizados, e de alunos-estagiários. A pesquisa bibliográfica revelou que pesquisadores sinalizam que o Estágio Supervisionado está longe de atender, de forma integral, aos objetivos que nortearam sua criação, mas, é unânime a opinião sobre a importância do estágio. Baseado nos dados levantados durante o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados, nas considerações finais, alguns elementos julgados relevantes para discussão coletiva e que podem contribuir para a melhoria de qualidade na formação dos administradores da UNISO.The present work had as a main objective to investigate the development of the Supervised Training for the Business Administration Course of Universidade de Sorocaba (UNISO). To do so it started by studying the origin of the term administration, trying to show historic and relevant facts of its trajectory which contributed to the creation of the Business Administration Course. It was made an analysis of some pedagogical issues related to the course of Business Administration in general, and particularly that one offered by UNISO, with the raising of some features of its professors and students. In relation to the Supervised Training the following issues were analyzed: the main problems revealed by the ambiguities and controversies resulting from the interpretation of legal and institutional aspects; the contribution for the teaching complement and for the integration theory-practice, and the many ways different courses develop that activity. In the field research, it was analyzed the statements of teachers, companies managers who work with trainees and the trainees themselves. The bibliographic research revealed that the Supervised Training is far away from achieving the objectives which it was supposed to do, but there is an unanimous opinion about its importance. Considering the data collected for the present work, the conclusion presents some relevant points for discussion, which might contribute to a quality improvement of the Business Administration Course.Administração de empresas - Programas de estágioAdministração de empresas - Ensino superiorO estágio supervisionado dos alunos do curso de administração de empresas da UNISO: limites e possibilidadesDissertação