Gomes, Luiz FernandoMarins, Joseli VergaraMarins, Joseli Vergara2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/640Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e análise de uma proposta de uma aula virtual, para o ensino de Biologia Celular, para alunos do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. A motivação para a produção do material didático surgiu da necessidade de preservar o material celular utilizado em laboratório para manipulação dos alunos. A digitalização das lâminas abriu a possibilidade de disponibilização das mesmas para consulta e estudo fora do laboratório, em forma de aulas não presenciais. A virtualização do material biológico e sua oferta para acesso remoto exigiu elaborar um sistema multimídia para acesso ao conteúdo curricular da disciplina Biologia Celular, assim como entender a navegabilidade e usabilidade, de forma a explorar pedagogicamente os recursos do meio digital. O material didático foi elaborado e apresentado aos alunos, em sua primeira versão experimental, com o intuito de colher dados sobre navegabilidade, usabilidade e sobre sua qualidade didáticopedagógica. Foram registrados em áudio os comentários dos alunos em sua primeira experiência com o material proposto. A análise dos registros apresenta uma atitude geral positiva, revelando que o material pode servir como apoio e que sua interface é amigável, porém, observa-se que alguns ajustes precisam ser feitos, de forma a torná-lo, não um substituto das aulas presenciais de Biologia Celular, mas um recurso extra para os estudos. Finalmente, os dados sugerem que a digitalização das lâminas e sua oferta em aula virtual auxiliarão não somente nas práticas de estudo dos alunos, mas também na conservação do acervo das lâminas originais.This paper proposes to offer and analyze the results of a virtual class for teaching cellular biology to students of Technology in Biomedical Systems at the Sorocaba Faculty of Technology (Sorocaba/SP). The motivation for the production of a technological course material arose from the need to preserve the cellular material handled to students in the laboratory. Scanning blades opened the possibility of providing the access to virtual blades for consultation and study outside the laboratory, as virtual classes. Virtualization of biological material and its supply for remote access rose the following questions that guide this research: a. How to develop a multimedia system that allows the student access to the curriculum of the Cell biology; b. Which characteristics that this system can have, concerning its navigability and usability in order to explore the pedagogical features of the digital medium? The material was prepared and presented to the students in its first trial version, in order to collect data about navigability, usability and educational quality. The feedback was recorded on audio after the students’ first experience with the proposed material. Analysis of data shows a general positive attitude, showing that the material can be used a side courseware, and also that its interface is friendly. However, it is observed that some adjustments need to be made in order to make it, not a replacement of Cellular Biology class, but an extra feature for studies. In conclusion, the data suggest that the scanning of slides and the offer of virtual classes will help not only the students' study practices, but also the preservation of the original slides collection.Comunicação digitalSistemas hipertextoTecnologia educacionalEnsino - Inovações tecnológicasEnsino de biologia celular com lâminas digitalizadas: uma proposta de aula em ambiente virtualDissertação