Soares, Maria Lúcia de AmorimOliveira, Giovana Cristina GusmãoOliveira, Giovana Cristina Gusmão2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/605Diante das mudanças que vêm ocorrendo no mundo contemporâneo, fruto da era da globalização, onde os contramodelos de sociedade se evaporam, perdendo sua credibilidade e supervalorizando o futuro com superinvestimento, no presente em curto prazo, este trabalho busca compreender o estágio curricular na formação de professores. Possui uma abordagem qualitativa com os seguintes objetivos: compreender as características do mundo contemporâneo analisando o contexto escolar; investigar a importância do estágio na formação de professores. Os referencias teóricos para o desenvolvimento do trabalho apoiam-se no pensamento de Zigmunt Bauman com sua proposta de mundo líquido, da ambivalência e de incerteza; de Gilles Lipovetsky através do pensar uma cultura globalizada, regida pelo hipercapitalismo de consumo, que a concretiza numa grande desorientação; de José Dias Sobrinho que considera a existência de uma complexidade de sentido com relação a universidade; e Selma Garrido Pimenta que entende o estágio como atividade teórica do conhecimento da práxis do professor. Os procedimentos adotados pautaram-se após a formatação do embasamento teórico, na coleta de informações, através de entrevistas com acadêmicos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé/ São Paulo. Os resultados obtidos com o apoio referencial e a análise das entrevistas informam que o estágio tem como possibilidade a superação de modelos de reprodução devendo ser concebido como atividade teórica e instrumentalizadora da práxis do professor que já esta atuando como profissional nas escolas, assim como decorre e é determinado pela práxis dos professores do curso de Pedagogia e pela práxis dos alunos enquanto professor.Given the changes that have been taking place in the contemporary world, fruit of the era of globalization, where the contramodelos of society are evaporated, losing its credibility and overestimating the future with superinvestimento, at present in the short term, this work seeks to understand the curricular internship in teacher training. Has a qualitative approach with the following objectives: understand the characteristics of the contemporary world by analyzing the school context; investigate the importance of internship at teacher training. The theoretical reference for the development of the work support at the thought of Zigmunt Bauman with his proposal for a world liquid, of ambivalence and uncertainty; of Gilles Lipovetsky through thinking a globalized culture, governed by hipercapitalismo, that fulfill a great disorientation; of José Dias Sobrinho who considers that there is a complexity of meaning with respect to University; and Selma Garrido Pimenta who understands the stage as theoretical activity of Praxis knowledge of the teacher. The procedures adopted guided-if after formatting the theoretical basis in gathering information, through interviews with scholars of the Pedagogy of the Faculdades Integradas de Itararé-São Paulo. The results obtained with the referential support and the analysis of the interviews indicate that the training course as a possibility to overcome reproductive models must be designed as theoretical and praxis of instrumentalizadora activity of the teacher who is already acting as a professional in schools, as well as stems and is determined by the praxis of the teachers of the course of Pedagogy and praxis of students as a teacher.Programas de estágioProfessores - FormaçãoPrática de ensinoEstágio supervisionado na formação de professores: o caso das Faculdades Integradas de Itararé/São PauloDissertação