Nista-Piccolo, Vilma LeníGomes, Vivian MesquitaGomes, Vivian Mesquita2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1047Esta pesquisa relacionada ao fenômeno ginástica, na linha do Cotidiano Escolar, busca compreender, em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a presença/ausência das práticas gímnicas nas aulas de Educação Física escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Roque - São Paulo, assim como, verificar se esta atuação é o reflexo do que foi aprendido na formação. A ginástica passou por diversas finalidades, moldando-se e se desenvolvendo por conta das relações e dos interesses da sociedade ao longo da história, dentro e fora das Instituições de Ensino. Vários autores reiteram a importância de sua prática para o desenvolvimento infantil e reforçam a preocupação de sua exclusão no âmbito educacional. Apoiado em referenciais científicos baseados em dados bibliográficos com autores que corroboram este campo de pesquisa, este estudo recorreu a coletas de dados documentais, por meio do levantamento das estruturas curriculares de 188 Instituições de Ensino Superior dos cursos de Licenciatura em Educação Física do estado de São Paulo, feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) entre 2010 – 2016, e 17 Instituições de Ensino Superior confinantes de São Roque, revisadas em 2020. Além disso, investigou-se a presença/ausência das ginásticas nas escolas dessa cidade, por meio de um questionário semiestruturado, respondido por 26 professores de Educação Física, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A interpretação dos dados se fundamentou na Análise de Conteúdo, com base em uma descrição analítica da Formação e da Atuação docente sobre a manifestação gímnica. Os resultados indicaram que o ensino das práticas gímnicas na formação inicial para os professores de Educação Física encontra-se limitado, a ginástica que se aprende está sendo refletida na atuação escolar, subsidiando uma atuação escolar básica e repetitiva, sem inovações. Este trabalho colabora com reflexões que podem melhorar a prática de conteúdos gímnicos apresentados nos retratos da formação e da atuação do professor de Educação Física escolar. A ginástica que se aprende e a ginástica que se ensina ainda não está consolidada numa visão ampliada, que verse pela expressão artística-corporal e pelas inúmeras possibilidades educacionais que esse fenômeno dispõe.This research related to the gymnastics phenomenon, in the line of School Daily Life, seeks to understand, in a qualitative approach of descriptive type, the presence/absence of gymnastics practices in school Physical Education classes in the early years of Elementary School in the city of São Roque - São Paulo, as well as to verify if this performance reflects what was learned in the training. Gymnastics has had several purposes, being shaped and developed by the relationships and interests of society throughout history, inside and outside of Educational Institutions. Several authors reiterate the importance of its practice for child development and reinforce the concern about its exclusion from the educational environment. Supported by scientific references based on bibliographic data with authors who corroborate this field of research, this study resorted to documentary data collection, by means of a survey of the curricular structures of 188 Higher Education Institutions of the Physical Education undergraduate courses in the state of São Paulo, done by the Study and Research Group of Scholar Physical Education (SRGSPE) between 2010 - 2016, among 17 Universities and Colleges neighboring São Roque, reviewed in 2020. In addition, the presence/absence of gymnastics in the schools of this city was investigated through a semi-structured questionnaire answered by 26 Physical Education teachers, working in the early years of elementary education. The interpretation of the data was based on the Content Analysis, based on an analytical description of the Teacher's Training and Performance on gymnastics manifestation. The results indicated that the teaching of gymnastics practices in the initial training for Physical Education teachers is limited, the gymnastics that is learned is being reflected in the school performance, supporting a basic and repetitive school performance, without innovations. This work contributes with reflections that can improve the practice of gymnastics contents presented in the portraits of the training and performance of the Physical Education teacher. The gymnastics that is learned and the gymnastics that is taught are not yet consolidated in a broader vision that deals with artistic-corporal expression and the countless educational possibilities that this phenomenon offers.Educação física - Estudo e ensinoProfessores de educação física - FormaçãoPrática de ensinoGinásticaGinástica para criançasA ginástica que se aprende e a ginástica que se ensina: retratos da formação e atuação do professor de educação físicaDissertação