Nogueira, Eliete JussaraMassari, Maria CeciliaMassari, Maria Cecilia2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/301Este trabalho é o resultado de uma reflexão sobre a Televisão e a Educação, levando em conta os processos de mediação que ela realiza entre o indivíduo e a sociedade. Mais especificamente analisa programas do tipo reality shows, focalizando em especial o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. Foi constatada maciça audiência do referido programa. Observando as dissoluções das fronteiras entre o que é público e o que é privado, provocadas especialmente pela televisão, que tem uma força muito grande nesse sentido, a autora pensou ser importante investigar se professores do ensino médio e fundamental discutem com seus alunos o tema televisão e em especial o Programa Big Brother Brasil, tendo em vista auxiliar na formação de uma consciência crítica de quem vê TV. Além disso foi considerado ser relevante observar se professores estão preparados para essa tarefa. Usou-se como trajetória do trabalho, a análise de alguns aspectos do nosso mundo, tendo por referência autores como Guy Debord que nos fala da sociedade do espetáculo, Theodor Adorno que considerou que a televisão pudesse ter muita força e influência social. Usou também autores da Psicanálise como Freud, Melanie Klein, Bion e Rosenfeld que falam das forças agressivas, dos nossos impulsos e da dificuldade em construir pensamentos, que nos ajudem a reprimir nossas violências em nome de um aprendizado da solidariedade e do bem comum. Outros autores como Regis Debray foram acionados nesse dialogar, por destacar a força da imagem e mais especificamente a força do poder econômico mediando essa força da imagem. O trabalho traz uma retrospectiva da televisão, suas linguagens e modos de uso, observando como podemos ter interpretações distorcidas do que vemos. Em seguida foi apresentado algo das origens de programas do tipo reality shows e em específico das origens do Big Brother Brasil, tendo em vista procurar observar com o olhar psicanalítico não só o programa, como também o que faz com que pessoas se interessem em auto-confinar-se, colocando em exposição suas vidas e suas “intimidades”. Para isso, autores como Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci foram selecionados. O passo seguinte foi apresentar o resultado de uma pesquisa do tipo qualitativa, na qual foram entrevistados professores do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino. A pesquisa foi realizada através de uma observação participante e de um tipo de roteiro semi estruturado, colocando em destaque três aspectos considerados relevantes na observação que foram: a opinião dos professores enquanto educadores sobre o programa Big Brother Brasil; se discutiam em sala de aula sobre TV e sobre o programa e se participariam do programa, se convidados. Ainda nesse sentido foram analisados e observados os dados colhidos, passando-se finalmente às discussões e considerações finais, que procuraram nos convidar sobre o papel do educador. Foram feitas ainda reflexões sobre o programa Big Brother Brasil, tendo em vista que ele pode ter algo além de uma brincadeira prazerosa para espectadores. Pode ter conseqüências muito maiores para nossos comportamentos ou procedimentos. Também é importante salientar que nessas discussões não chegamos a conclusões fechadas sobre o tema, dada à condição de transitoriedade do conhecimento, da pesquisa e do saber.This work is the result of a reflection about Television and the Education, taking in it counts the mediation processes that it accomplishes between individual and the society. More specifically analyzes kind reality shows programs, focalizing especially the TV show Big Brother Brasil, of the Rede Globo Television. It was going verified referred program massive audience. Observing the borders dissolutions between that is public and that is private, provoked especially by the television, that has a force very large in this meaning, the author thought to be important to investigate if in High School class room teachers, secondary and primary teaching argue with their students the theme television and especially the TV show Big Brother Brasil, having in mind assist in the formation of a critical conscience from whom sees TV. Besides, it was going considered being important to observe if teachers are ready for this task. It used as work trajectory the aspects of a few analysis of our world, having as reference authors like Guy Debord who in the show society speech, Theodor Adorno who suspected that the television could have much force and social influence, and authors of Psicanálise like Freud, Melanie Klein and Bion, which talk of the aggressive forces, of our pulses and of the difficulty in the build thoughts, which help us to repress for a solidarity learning and of the well-beeing common. Other authors as Regis Debray were going activated in this talk, for detaching the image force and more specifically by dint of the economic power mediating this image force. The work brings a retrospective of the television, their use languages and manners, observing as we can have wrong interpretations of what we see. Was soon after going introduced something of the kind reality shows programs origins and in specific of the origins of Big Brother Brasil, having in mind try have one look psychoanalytical not only of the program, as well as of what makes people interest in auto-confine itself, putting in exhibition their lives and their “intimacies”. For suches authors as Maria Rita Kehl and Eugênio Bucci were going selected. The next step was going to introduce the result of a qualitative kind research, in which were going interviewed high school teachers, primary and secondary teaching of three public state and municipal teaching schools. The research was going accomplished through a participating observation and of a of script semi-built, putting in highlight three important considered aspects in the observation which were: teachers' opinion while educating about the show Big Brother Brasil; they argued in class room about TV and about the show and if would do part of program, if invited. Still in this meaning were analyzed and observed the obtained data, for finally pass to the discussions and final considerations, considering not there being conclusions closed about the theme, given to knowledge transitoriness condition, of the research and of the knowledge.Sociologia educacionalComunicação de massaTelevisão - Programas - Aspectos sociaisTelevisão - Educação - Aspectos sociaisBig Brother Brasil: isso pertence à sala de aula?Dissertação