Losano, Ana LeticiaRibeiro, Maria Carolina RebuáRibeiro, Maria Carolina Rebuá2024-09-132024-09-132023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1697https://doi.org/10.22482/dspace/273Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa inserida no cotidiano escolar, particularmente, nas aulas de Educação Física. A pesquisa toma como objeto de estudo o trabalho das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) no componente curricular Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concretamente, o estudo teve por objetivo geral analisar, sob uma perspectiva processual do currículo, a aplicabilidade prática da Unidade Temática PCAN no componente curricular de Educação Física através de uma sequência didática interdisciplinar, evidenciando as competências desenvolvidas pelos alunos. O trabalho se mostra relevante na medida em que se trata de uma nova unidade temática incluída na Base Nacional Comum Curricular reiterada pelo Currículo Paulista que, pelas suas características específicas, apresenta alguns desafios para sua implementação. O estudo adotou uma perspectiva processual do currículo desenvolvendo análises do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, do currículo modelado pelos professores de Educação Física e Matemática e do currículo em ação sob a lente teórica da noção de competência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de tipo exploratório. Os dados considerados na pesquisa foram os textos curriculares, fotografias e filmagens produzidas durante a implementação da sequência didática e diário de bordo da pesquisadora. A análise dos currículos prescrito e apresentado aos professores foi realizada problematizando a noção de competência contida nos documentos curriculares. O estudo do currículo moldado pelos professores foi contemplado a partir da elaboração e descrição detalhada de uma sequência didática destinada a alunos do 9. ° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sorocaba. A sequência visava desenvolver práticas de orientação e corrida na natureza de forma interdisciplinar com o componente curricular matemática. Nesta etapa analítica também foram especificadas as competências que podiam ser desenvolvidas a partir das atividades contidas na sequência. A análise do currículo em ação foi realizada a partir do exame de episódios captados durante a implementação da sequência, identificando quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram evidenciados pelos alunos durante cada uma das aulas. Os resultados da pesquisa revelaram, em primeiro lugar, confusões e imprecisões teóricas presentes nos textos do currículo prescrito. Em segundo lugar, a análise da sequência e sua implementação evidenciou a mobilização de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, tais como a leitura e manipulação da bússola, a compreensão de que, ao utilizar medidas não padronizadas, a unidade de medida pode variar e o respeito e valorização do trabalho em grupo. Assim, as competências promovidas pela sequência ultrapassaram aquelas prescritas nos textos curriculares. Em terceiro lugar, os resultados colocam em evidência pontos positivos do trabalho com as PCAN na escola. Por exemplo, a promoção de trabalhos interdisciplinares e o favorecimento do contato dos estudantes com o meio natural. Finalmente, foram identificados pontos negativos, tais como os custos, a dificuldade da reorganização das atividades escolares e a falta apoio institucional, aspectos que desafiam a aplicabilidade prática das PCAN no contexto da escola pública.This dissertation presents the results of a research inserted in the school routine, particularly in Physical Education classes. The research takes as object of study the work of Corporal Practices of Adventure in Nature (PCAN) in the curricular component Physical Education in the Final Years of Elementary School. Concretely, the general objective of the study was to analyze, from a procedural perspective of the curriculum, the practical applicability of the PCAN Thematic Unit in the curricular component of Physical Education through an interdisciplinary didactic sequence, highlighting the competences developed by the students. The work is relevant in that it is a new thematic unit included in the National Common Curricular Base reiterated by the São Paulo Curriculum which, due to its specific characteristics, presents some challenges for its implementation. The study adopted a procedural perspective of the curriculum, developing analyzes of the prescribed curriculum, the curriculum presented to teachers, the curriculum modeled by Physical Education and Mathematics teachers, and the curriculum in action under the theoretical lens of the notion of competence. The research adopted an exploratory qualitative approach. The data considered in the research were the curriculum texts, photographs and footage produced during the implementation of the didactic sequence and the researcher's logbook. The analysis of the curricula prescribed and presented to the teachers was carried out by problematizing the notion of competence contained in the curricular documents. The study of the curriculum shaped by the teachers was contemplated from the elaboration and detailed description of a didactic sequence destined to students of the 9th grade of Elementary School of a public school in the city of Sorocaba. The sequence aimed to develop orienteering and running practices in nature in an interdisciplinary way with the curricular mathematics component. In this analytical step, the skills that could be trained from the activities contained in the sequence were also specified. The analysis of the curriculum in action was carried out from the examination of episodes captured during the implementation of the sequence, identifying which knowledge, skills and attitudes were evidenced by the students during each of the classes. The research results revealed, firstly, theoretical confusions and inaccuracies present in the texts of the prescribed curriculum. Secondly, the analysis of the sequence and its implementation evidenced the training of multiple knowledge, skills and attitudes, such as reading and handling the compass, the understanding that, when using nonstandard measures, the measurement unit can vary and the respect and appreciation of group work. Thus, the competences processed by the sequence exceeded those prescribed in the curricular texts. Thirdly, the results worked on evidence of positive aspects of working with PCAN at school. For example, the promotion of interdisciplinary work and the promotion of students' contact with the natural environment. Finally, negative points were identified, such as costs, difficulty in reorganizing school activities and lack of institutional support, aspects that challenge the practical applicability of PCAN in the context of public schools.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação física (Ensino fundamental)Matemática (Ensino fundamental)Prática de ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoPráticas corporais de aventura: uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de competênciasDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação