Almeida Filho, Sidney Gonçalves deSouza, Eduarda Rocha SilvaSouza, Eduarda Rocha SilvaZato, Hugo Vinícius OliveiraZato, Hugo Vinícius OliveiraFiuza, LeonardoFiuza, Leonardo2025-06-142025-06-142024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1932https://doi.org/10.22482/dspace/410Esse trabalho de conclusão de curso busca explorar o impacto da tecnologia na área de comércio exterior inserido em um mundo globalizado, uma área de grande relevância teórica que intersecta tecnologia da informação e marketing internacional. Desde o advento da Internet e da tecnologia digital, observou-se uma transformação significativa na maneira como os negócios são conduzidos mundialmente, sobretudo com a inserção da digitalização. Esta pesquisa teórica examina como tais mudanças afetam as relações comerciais entre países, empresas e consumidores, como empresas menores podem se estabelecer no mercado, além da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Também levanta algumas questões relativas à segurança dos dados, a privacidade e a adequação da tecnologia, o impacto da tecnologia no comércio global, regulamentação do comércio eletrônico, entre outros. Ademais, levanta dados quanto ao potencial futuro da tecnologia no comércio internacional e explora as repercussões da certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) na digitalização dentro de um contexto de mercado mundial. O levantamento e investigação desses conceitos aprimora a compreensão acadêmica das interações entre tecnologia e globalização, e também oferece reflexões valiosas para decisores políticos, empresários e profissionais que enfrentam um cenário de negócios global em constante mudança.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComércio exterior - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCImpacto da tecnologia no comércio exteriorMonografia / TCCCiências Sociais Aplicadas