Sandano, WilsonSouza, Cezar Luiz deSouza, Cezar Luiz de2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/444Este trabalho busca fazer uma análise da administração/gestão escolar pública quanto à participação e atuação do sujeito-professor nas tomadas de decisão. A pesquisa, de caráter qualitativo, se propõe a discutir a democratização da escola pública, tendo como foco as concepções de administração e de gestão escolar que, teoricamente, apresentam essa proposta. Considerando a importância do debate a respeito da gestão democrática da escola pública e por não entendermos a administração como um fim, a participação do sujeito docente nos processos de tomadas de decisões foi escolhida como eixo orientador da discussão, cujo objetivo principal é apontar caminhos que favoreçam a prática democrática com vistas ao processo de transformação social.This study aims to make an analysis of the administration/management of the public education when it comes to the teacher’s role and participation in making decisions. The research has a qualitative nature and intends to discuss the democratization of public education, focusing on the concepts of administration and school management that, theoretically, follows this proposes. Considering the importance of the debate about the democratic management of the public school and to not understand the administration as an end, the involvement of the teachers in making decisions was chosen as an leader of the discussion, which the main goal is to point out ways to encourage democratic practice in order to the social transformation.Escolas - Organização e administraçãoEscolas públicasProfessores - Participação na administraçãoA participação democrática na escola pública: caminhos e descaminhosDissertação