Silva, Andressa Melina Becker daBuzineli, Ana Julia Victória RibeiroBuzineli, Ana Julia Victória Ribeiro2023-06-212023-06-212023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1156https://doi.org/10.22482/dspace/25A intervenção precoce tem o objetivo de melhorar o bem-estar da unidade familiar, promovendo o desenvolvimento da criança, respondendo às preocupações e necessidades da família. Objetivou-se verificar na literatura as principais intervenções utilizadas em crianças com TEA e identificar os efeitos da intervenção precoce. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura no Periódicos CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Pepsic e Lilacs, com os descritores: intervenção precoce, autismo e crianças. Os critérios de inclusão foram: artigos dos últimos cinco anos, escritos em português e que apresentavam uma intervenção precoce para TEA. Foram incluídos quatro artigos após os critérios de seleção. Os resultados mostraram que dois dos artigos utilizaram intervenções com a participação dos pais e os filhos. Identificou-se que as intervenções precoces têm um papel fundamental no tratamento do TEA, pois auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociocomunicativas, e que a equipe multiprofissional é fundamental no tratamento da criança com TEA.Early intervention aims to improve the well-being of the family unit, promoting the child’s development, responding to the concerns and needs of the family. The aim was to verify in literature the main intervention methods applied to ASD children and to identify the early effects of intervention. A integrative review of the literature was carried out on CAPES, Virtual Health Library, Scielo, Pepsic and Lilacs, using as descriptors: early intervention, autism, and children. The inclusion criteria were papers in Portuguese, published in the last five years, which presented an early intervention for ASD. The data showed that two of these papers used parental and child intervention. Early interventions have been shown to play a fundamental role in the treatment of ASD, as they contribute to the development of social communication skills. Multidisciplinary teams are fundamental in the treatment of ASD children.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPsicologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA importância da intervenção precoce no TEA: revisão integrativa da literaturaMonografia / TCC