Pimenta, Maria AlziraKaam, Tágides Renata de MelloKaam, Tágides Renata de Mello2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/890Este estudo foi desenvolvido dentro dos pressupostos de uma pesquisa de natureza qualitativa. O projeto de pesquisa empregado objetivou a busca da compreensão do trabalho com a competência midiática na formação de professores, especificamente no curso de Pedagogia. Pretendeu-se conhecer como os docentes fazem uso das mídias em suas práticas em sala de aula e identificar a visão que os docentes possuem a respeito das questões que envolvem as mídias nos contextos educacionais de formação de professores. A pesquisa de campo foi realizada com base em relatos de professores que ministram disciplinas voltadas para o estudo das mídias e TIC em cursos de Pedagogia e as disciplinas relacionadas às Metodologias de Ensino, oferecidos por três universidades da cidade de Sorocaba-SP e região, sendo uma pública, uma privada e uma comunitária. Os dados foram analisados segundo orientações da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por meio das categorias levantadas na interpretação das análises, compreendemos que a competência midiática está sendo desenvolvida nos cursos investigados através de: análise crítica de documentos e produtos midiáticos; instrumentalização de aparelhos e recursos midiáticos, e através do emprego de produtos audiovisuais como filmes, documentários e vídeos. Dentre os resultados da investigação destacam-se a carência de infraestrutura necessária nas instituições de ensino superior, seja de equipamentos ou redes de internet, que gera impactos na maneira como o professor atua em sala de aula. Por outro lado, a presença da formação para a leitura crítica das mídias foi ressaltada em diversos momentos no trabalho dos docentes. Os professores que participaram da pesquisa reconhecem e buscam desenvolver ações que envolvam a mídia, isto é, empregam as mídias nos processos educacionais, entretanto, desconhecem o que é competência midiática e as aplicam muito mais como ferramentas/recursos pedagógicos, do que com a intenção de trabalhar com os discentes as dimensões que estão envolvidas em um trabalho efetivo com as mídias. Porém, para assegurar que os processos educacionais empreguem efetivamente as mídias, é necessário mais que utilizá-las instrumentalmente em sala de aula, garantindo um lugar na Educação onde haja a articulação entre as dimensões propostas por Ferrés (2007).This study was developed within the assumptions of a qualitative research. The research project employed aimed at the search of the understanding of the work with the media competence in the training of teachers, specifically in the Pedagogy course. It was intended to know how teachers make use of the media in their practices in the classroom and to identify the view that the teachers have regarding the issues that involve the media in the educational contexts of teacher training. Field research was carried out based on reports from professors who teach subjects related to the study of media and ICT in Pedagogy courses and the disciplines related to Teaching Methodologies, offered by three universities in the city of Sorocaba-SP and region. one public, one private and one community. The data were analyzed according to the guidelines of the content analysis technique (BARDIN, 2016). By means of the categories raised in the interpretation of the analyzes, we understand that the media competence is being developed in the courses investigated through: critical analysis of documents and media products; instrumentalisation of media devices and resources, and through the use of audiovisual products such as films, documentaries and videos. The research results highlight the lack of necessary infrastructure in higher education institutions, whether of equipment or Internet networks, which impacts on the way the teacher works in the classroom. On the other hand, the presence of the training for the critical reading of the media was emphasized in several moments in the work of the teachers. The teachers who participated in the research recognize and seek to develop actions involving the media, that is, they use the media in educational processes, however, they do not know what media competence is and apply them much more as pedagogical tools / resources than with the intention of working with students on the dimensions that are involved in working effectively with the media. However, to ensure that the educational processes effectively employ the media, it is necessary to use them instrumentally in the classroom, guaranteeing a place in Education where there is the articulation between the dimensions proposed by Ferrés (2007).Professores - Formação - Sorocaba (SP)Comunicação de massa e educaçãoTecnologia educacionalPrática de ensinoCompetências midiáticas na formação de professores: um estudo de campo em SorocabaDissertação