Costa, Thelma Regina da SilvaFerraro, Claudia de Toledo CamargoFerraro, Claudia de Toledo Camargo2023-09-052023-09-052022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1183O comprometimento da linguagem e da capacidade comunicativa pós lesão cerebral, que caracterizam a afasia, pode trazer prejuízos para a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A presente revisão de literatura teve por objetivo o levantamento de artigos publicados sobre a utilização da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA), mais concretamente como estratégia de tratamento e reabilitação de pessoas com afasia adquirida, e averiguar a relevância dos resultados obtidos. Utilizou-se revisão bibliográfica de literatura dos artigos nos publicados no período de 2012 a 2022, nos idiomas português e inglês, nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Medline, com os seguintes descritores: afasia; auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência; terapia de linguagem; comunicação. A partir dos resultados encontrados iniciou-se a exploração dos artigos que abordassem a utilização da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) em pessoas com afasia, com relação direta com o objeto da pesquisa, descartados artigos de outros idiomas fora português e inglês, publicações anteriores a 2012, bem como outras patologias e síndromes demenciais associadas ao tema. Visões correlatas foram lançadas acerca dos resultados e relevância, de forma a propiciar feedback aos terapeutas com vistas a fortalecer a utilização de CSA em pessoas com afasia. Os resultados evidenciam a importância do uso deste recurso a partir de relatos positivos e a necessidade de se discutir a utilização das tecnologias de apoio como estratégias para melhorar as competências funcionais de pessoas com afasia. Entretanto, os estudos sobre o tema ainda são incipientes, por isso, são recomendados estudos sistemáticos sobre essa temática e a disseminação de ferramentas efetivas nesse campo, com atividades de pesquisa coordenadas da pesquisa básica à pesquisa aplicada.The deficit of speech and communicative capabilities post brain injury, which characterize afasia, may impair the life quality of the affected individuals. The following literature review has had the goal of gathering published articles about the utilization of the Augmentative and Alternative Comunication, specifically as a strategy for treatment and rehabilitation of people with acquired aphasia, and checking the relevance of the obtained results. A bibliographic literature review has been used in the articles published from 2012 to 2022, both in portuguese and in english, in the Scielo (Scientific Eletronic Library Online) and Medline databases, with the following descriptors: aphasia; communication auxiliaries for people with deficiencies; language therapy; communication. Based on the found results, the search for articles that addressed the utilization of the Augmentative and Alternative Comunication in people with afasia was initiated, with direct relation to the object of the research, being discarded articles in languages other than portuguese and english, publications prior to 2012, as well as other dementia pathologies and syndromes associated to the subject. Correlated points of view about the results and relevance have been launched, in order to propitiate feedback to the therapists, reinforcing the utilization of the Augmentative and Alternative Comunication in people with afasia. The results point out the importance of the use of this resource based on positive reports, in addition to the necessity of discussing the utilization of support technologies as strategies to improve the functional competences of people with aphasia. However, studies about the subject are yet incipient, thus are recommended sistematic studies about it, as well as the dissemination of effective tools in this field, with coordinated research activities from basic research to applied research.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFonoaudiologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA comunicação suplementar alternativa em pessoas com afasia: uma revisão de literaturaMonografia / TCC