Reigota, MarcosPereira, Kátia ReginaPereira, Kátia Regina2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/295O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar o trabalho educativo desenvolvido pela Creche “Ettore Marangoni”, uma escola pública infantil, localizada na Vila Sabiá, Sorocaba/SP, dentro do enfoque ecológico e sócio-interacionista. Dentro de uma abordagem qualitativa, procuro rever a trajetória do processo educacional, por meio de narrativa e fragmentos do cotidiano de experiências educativas vividas pelas crianças, suas famílias,, educadores e comunidade ao redor. As ações tentam demonstrar como experiências da implantação de uma proposta pedagógica com abordagens ecológicas podem contribuir e promover uma educação eficaz e, quem sabe, um futuro com uma melhor qualidade de vida.The aim of this paper is to present and analyse a educational work developd by “Ettore Marangoni” child care, a public child school located in Vila Sabiá, Sorocaba/Sp in a environmentalist and sociointeracionist enfasis. Guided by a qualitative approach, I look for to revive the trajectory of the educational process, through the narratives and fragments of the daily of the educational experiences lived by children, their families, educators and around community. The actions intend to demonstrate how the experiences from the implantation of a pedagogical proposal with approach in ecology can contribute and promote effective child education and a maybe a future with a better quality of life.Educação infantilEducação ambientalInteração social na infânciaCotidiano da creche Sabiá: ecologizando a educação infantilDissertação