Aranha, NorbertoSantos, Graziele BezerraSantos, Graziele Bezerra2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/907Segundo os documentos oficiais da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e das Diretrizes Curriculares de Engenharia do Ministério da Educação (MEC), é esperado do egresso de engenharia um profissional com perfil dinâmico e sintonizado com a evolução tecnológica. Neste sentido, duas questões têm sido discutidas nesses documentos oficiais: a mudança no processo de ensino e aprendizagem; e a importância da física moderna nos currículos de engenharia. Isto tem levado pesquisadores e professores a discutirem sobre novas metodologias de ensino e buscarem recursos tecnológicos que auxiliem nas aulas. Refletindo sobre esses pontos, uma questão a ser colocada é: “como auxiliar o professor a planejar suas aulas de modo a torná-las mais dinâmicas utilizando a tecnologia? ” Para responder a esta pergunta, este trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias ativas de ensino e Taxonomia de Bloom revisada, junto a outras ferramentas e recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor durante suas aulas, criando um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e autônomo para os estudantes. As metodologias ativas abordadas são Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Peer Instruction, Just time Teacher, Sala de Aula Invertida, Problematização e Aprendizagem Baseada em Projetos. Para a organização dos conceitos é apresentado o Mapa Conceitual, utilizado na preparação de aula pelo docente, e nos estudos prévios e subsequentes pelos discentes. Todo o trabalho tem como pano de fundo a física moderna, sendo que as questões aqui tratadas sobre esta área da física são classificadas segundo a Taxonomia de Bloom revisada, facilitando deste modo a aplicação dos exercícios de acordo com o nível cognitivo em que os alunos se encontram. Com isso foi possível desenvolver neste trabalho um material de apoio ao professor (um plano de aula e um banco de questões sobre física moderna), abordando todos esses temas referentes ao processo de ensino e aprendizagem.According to the official documents of the Brazilian Association of Engineering Education (ABENGE) and the Engineering Curricular Guidelines of the Ministry of Education (MEC), is expected of the engineering a professional with dynamic profile and attuned to the technological evolution. In this sense, two issues have been discussed in these official documents: change in the teaching and learning process; and the importance of modern physics in engineering curricular grade. This has led researchers and teachers to discuss new teaching methodologies and seek technological resources that help in class. Reflecting on these points, one question to be asked is: "How to help teachers planning their classes and become them more dynamic using technology?". To answer this question, this work aims to present the active methodologies of teaching and Bloom Taxonomy revised, along with other tools and technological resources that can be used by the teacher during his classes, creating a more dynamic and autonomous teaching and learning process for students. The active methodologies addressed are Team-Based Learning (TBL), Problem-Based Learning (PBL), Peer Instruction, Just time Teacher, Inverted Classroom, Problematization and Project-Based Learning. For the organization of the concepts is presented the conceptual map used in the preparation of the class by the teacher, and in the previous and subsequent studies by the students. All the work has a background in modern physics, and the issues dealt with in this area of physics are classified according to the revised Bloom Taxonomy, thus facilitating the application of the tasks according to the cognitive level in which the students find. With this, it was possible to develop a support material for the teacher (a lesson plan and a database of questions about modern physics) in this work, approaching all these themes related to the teaching and learning process.Aprendizagem ativaEnsino superior - MetodologiaPrática de ensinoFísica - Estudo e ensino (Superior)Inovações educacionaisMetodologias ativas de ensino e taxonomia de Bloom revisada aplicadas no ensino de física modernaDissertação