Boschetti, Vania ReginaCabrino, Janaína PaulonCabrino, Janaína Paulon2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/448O presente estudo é uma dissertação de mestrado que tem objetivo analisar o Sistema Preventivo de educação salesiana idealizada no século XIX pelo padre italiano João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, sendo praticado até hoje nas escolas e obras da Congregação. Este sistema se desenvolve por meio de práticas educativas que compõem a cultura escolar dos colégios salesianos. Dessas práticas, merecem especial atenção as Olimpíadas, realizadas nas escolas que trazem a marca de Dom Bosco. O estudo percorre ideais e realizações que culminaram na organização do Sistema Preventivo e tem por hipótese mostrar como as atividades esportivas presentes nas Olimpíadas concretizam os princípios da preventividade, promovendo a formação do aluno de ontem e de hoje de acordo com a premissa deixada por seu idealizador: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Para fundamentar este estudo, realizou-se levantamento bibliográfico, documental e pictográfico delimitando-se o objeto de estudo a um colégio da congregação salesiana, localizado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Trata-se do Colégio Salesiano São José, fundado em 1961 pelo Padre Pazini. Dentre os estudiosos da vida e obra de Dom Bosco que serviram de referência para compor este estudo, destacam-se Lemoyne, Pietro Braido e João Modesti, todos pertencentes à Congregação Salesiana. Agregando valor ao trabalho teórico, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas com sujeitos que, de formas variadas, têm participado da história das Olimpíadas. Após o estudo, observou-se que a sua prática contribui para a formação do jovem desenvolvendo em sua vida valores morais e de conduta, por meio da incorporação dos princípios deixados pelo grande mestre. Com particular ênfase o texto trabalha a alegria, o esporte, o lazer e a proximidade entre alunos e educadores – meios de se assegurar a preventividade.This study is a master dissertation focused to analyze the Salesian Education Preventive System, idealized in the nineteenth century by the Italian priest Joao Bosco, as known as Dom Bosco, being practiced today in schools and Congregation units.This system is developed through educational practices that compose the Salesians schools culture. The study covers ideals and accomplishments that culminated in the Preventive System organization and has as hypothesis shows how the activities sports exercised in the Olympics, materialize the principles of preventive system, by helping the current and past student education scope under the premise left by its founder: "Building good Christians and honest citizens. To support this study, we surveyed bibliographic, documentary and pictorial research, delimiting the study object to a school of the Salesian Congregation, located in Sorocaba City, Sao Paulo. This is the Sao Jose Salesian School, founded in 1961 by Priest Pazini. Among Dom Bosco‟s life and work scholars, who supported this study as a reference, we have to highlight Lemoyne, Pietro Braido and João Modesti, all of them belonging to the Salesian‟s Congregation. Adding value to the theoretical assets, were performed field researches applying many interviews with people that through different ways, has participated in the Salesian Olympic history.After the study, we noted that the Olympic practice contributes to the young life education, developing moral values and behavior, through the principles embodiment left by the great master. With particular emphasis, this text highlights the fun, the sports, the leisure and the closeness between students and educators - ways to ensure the preventive system.Educação cristãSistema preventivo de educação: vivência e prática da cultura escolar nas olimpíadas salesianasDissertação