Schnetzler, Roseli PachecoGuarniéri, Maria Viviane MunhozGuarniéri, Maria Viviane Munhoz2023-05-092023-05-091999https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/249Este trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de equação de 1º grau, no qual foram enfatizados processos dialógicos, pautados na inter-relação da linguagem natural com a linguagem algébrica, visando promover a construção, pelos alunos, dos conceitos de igualdade e de equação, de equações fracionárias e operações inversas. Os processos dialógicos foram fundamentais para construir e relacionar os conceitos matemáticos tratados. O processo foi desenvolvido durante um bimestre letivo, junto à 37 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Sorocaba (SP), e envolveu a gravação e posterior transcrição dos diálogos ocorridos entre os agentes do processo. Em termos específicos, foram recortados diálogos sobre os conceitos tratados, os quais foram interpretados à luz de contribuições da teoria sócio-histórica. Os resultados revelam uma adequada construção, por parte dos alunos, dos conceitos ensinados, evidenciando a relevância de quanto "conversar é preciso" na sala de aula de Matemática.Matemática - Estudo e ensinoMatemática - Ensino fundamentalÁlgebraConversar é preciso...: produzindo significados sobre a igualdade algébricaDissertação