Goergen, PedroChaves, Amanda PiresChaves, Amanda Pires2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/891A sociedade contemporânea está marcada por situações paradoxais - ora de indiferença e intolerância ao Outro, ora de respeito e luta por direitos iguais. Nesse contexto, marcado por conflituosas transformações sociais, culturais e políticas, caracterizado pela presença e/ou não-presença dos indivíduos, a questão da alteridade e da ética se impõe como tema de incontestável importância para as áreas de filosofia, sociologia, história e, com igual urgência, para a educação. Com o advento da racionalidade e, em seu transcurso, os avanços da ciência e tecnologia, tanto a sociedade, quanto a escola foram afetadas por um novo modelo de racionalidade articulado, na sua versão mais atual, com a lógica e as exigências do mercado. Os avanços tecnológicos aplicados à comunicação permitiram o surgimento da Educação a Distância (EaD). A partir da segunda metade do século XX, implementou-se a EaD no contexto mundial, a qual, assim como os demais espaços educacionais, se enredou com dinâmicas e práticas, ligadas à utilidade econômica e mercadológica, desfocando o Rosto humano da educação. A presente tese tem como objetivo analisar a formação superior a distância e as possíveis implicações da não-presencialidade na constituição da alteridade enquanto fundamento da ética. Com base teórica no pensamento filosófico de Emmanuel Levinas, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de cunho teórico, bibliográfico/documental com abordagem interpretativa crítica. A teoria de Levinas serve de ancoragem para esta pesquisa a partir da concepção de alteridade como infinita e transcendente, manifestada na epifania do Rosto. A relação face a face entre seres humanos rompe o caráter totalizador da relação de indiferença e intolerância e abre caminhos para uma nova relação eu-Outro que considera plenamente a alteridade, respeitando as diferenças. É objeto desta investigação examinar os processos de formação superior a distância, hoje marcados por práticas de ensino padronizadas, replicadas ou instrutivas, na perspectiva dos eventuais prejuízos formativos decorrente da EaD nos moldes como atualmente vem sendo realizada.Contemporary society is marked by paradoxical situations - sometimes indifference and intolerance to the Other, sometimes respect and struggle for equal rights. In this context, marked by conflicting social, cultural and political changes, characterized by the presence and /or non-presence of individuals, the question of alterity and ethics imposes as topic of undeniable importance for the areas of philosophy, sociology, history and, with equal urgency, for education. With the advent of rationality, and in its course, the advances of science and technology, both society and school were affected by a new model of articulated rationality, in its most current version, with the logic and demands of the market. The technological advances applied to communication allowed the emergence of Distance Education (DE). From the second half of the twentieth century, DE was implemented in the global context, which, like other educational spaces, became entangled with dynamics and practices, linked to economic and market utility, defocusing the human Face of education. The aim of this thesis is to analyze distance learning in higher education and the possible implications of non-presence in the constitution of alterity as foundation of ethics. With theoretical basis in the philosophical thought of Emmanuel Levinas, the methodology used is of a qualitative nature and is characterized as a theoretical, bibliographical /documentary study with a critical interpretative approach. The theory of Levinas serves as an anchor for this research from the conception of alterity as infinite and transcendent, manifested in the epiphany of the Face. The face-to-face relationship between human beings breaks the totalizing character of the relationship of indifference and intolerance and opens the way for a new I-Other relationship that fully considers alterity while respecting differences. It is the object of this investigation to examine the processes of distance learning in higher education, today marked by standardized, replicated or instructive teaching practices, in the perspective of possible educational losses resulting from the DE in the way currently being carried out.Ensino superior - Inovações tecnológicas - BrasilEnsino a distância - BrasilTecnologia educacionalEducação a distância: um mundo sem rostoTese