Boy, Tânia Cristina dos SantosSantos, Bianca Brunetti dosSantos, Bianca Brunetti dosVaz, Bruna DominguesVaz, Bruna DominguesAlmeida, Gabriel da SilvaAlmeida, Gabriel da SilvaReis, Igor Alexandre dosReis, Igor Alexandre dosPaulino, Rian Matheus da SilvaPaulino, Rian Matheus da Silva2023-08-162023-08-162022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1173Este trabalho visa compreender a contribuição da preparação do espectador para a recepção de um espetáculo teatral. Fundamentados em “Pedagogia do Espectador” de Flávio Desgranges, e em outros autores como Alexandre Gandolfi Neto, Patrícia Gusmão Maciel, Paulo Freire e Ricardo Japiassu, usando da pesquisa-ação com abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita através do espetáculo "Avoar", peça resultado de um processo desenvolvido de forma colaborativa pelos alunos de Teatro da Universidade de Sorocaba (Uniso), no componente curricular Teatro Infanto Juvenil. A prática da preparação aconteceu em duas escolas públicas do município de Sorocaba/São Paulo, na primeira, aconteceu a apresentação e ao final uma roda de conversa, onde foram elaboradas perguntas que mesclavam a dramaturgia da peça com a realidade social dos espectadores. Na segunda escola, essas perguntas se deram anterior ao espetáculo, onde foi desenvolvido também uma atividade prática que estimulasse a imaginação e o imagético, a fim de compreender qual a concepção dos mesmos e a leitura que desenvolveram para sua decodificação anterior a ele. Após o espetáculo, realizamos uma roda de conversa para analisar suas leituras e se a preparação que tiveram anteriormente contribuíram para uma melhor recepção do espetáculo teatral. Assim, comparamos o resultado das duas escolas e colocamos em discussão se a escola com preparação obteve melhor resultado na decodificação dos signos e no entendimento do espetáculo do que a outra sem a preparação.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTeatro - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA preparação do espectador e a recepção do espetáculo teatralMonografia / TCC