Aranha, NorbertoBrito, Denise MinozzoBrito, Denise Minozzo2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1005Tendo em vista a verificação de práticas pedagógicas e de novos métodos de ensino especialmente os métodos que estimulam o estudante a ser mais ativo, a presente dissertação descreve um estudo de caso com o modelo híbrido, uma combinação em que as aulas presenciais complementaram a parte à distância, on-line, com os conteúdos antecipados às aulas presenciais. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do ensino híbrido em aulas no componente curricular Física Aplicada do curso técnico em mecânica do IFSP da cidade de Itapetininga no segundo semestre de 2018. Estão descritas as ações realizadas nesta proposta metodológica, as tecnologias utilizadas, dispositivos eletrônicos, a plataforma educacional, questões de aceitação dos estudantes relativas às explicações de conteúdo curricular por meio de videoaulas que incluíram a tradução para língua dos sinais. O estudo analisou as respostas obtidas por questionário e confrontou com a literatura existente. Os estudantes demonstraram a falta do hábito de estudar os conteúdos antecipadamente, mas aprovaram o novo método, apesar de habituados com um professor fisicamente presente. Houve descontinuidade do método neste curso por alguns fatores limitantes.In view of the verification of pedagogical practices and new teaching methods, especially those that encourage students to be more active, this dissertation describes a case study with the hybrid model, a combination in which the face-to-face classes complemented the distance, online, with the contents anticipated to the face-to-face classes. This study aimed to assess the impact of hybrid teaching in classes on the Applied Physics curriculum component of the technical course in mechanics at the IFSP in the city of Itapetininga in the second half of 2018. The actions carried out in this methodological proposal, the technologies used, electronic devices are described , the educational platform, student acceptance questions related to explanations of curriculum content through video classes that included the translation into sign language. The study analyzed the responses obtained through a questionnaire and compared it with the existing literature. The students demonstrated the lack of the habit of studying the contents in advance, but approved the new method, despite being accustomed to a physically present teacher. The method was discontinued in this course due to some limiting factors.Inovações educacionaisFísica - Estudo e ensinoAprendizagem ativaEnsino híbridoLíngua brasileira de sinaisEnsino híbrido em aulas de física: um estudo de caso no Instituto Federal de São Paulo da cidade de ItapetiningaDissertação