Soares, Maria Lúcia de AmorimLuz, Zelinda Honorato SoaresLuz, Zelinda Honorato Soares2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/598Esta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco salas de aula, do 9º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola do ensino fundamental, na cidade de Sorocaba/SP, tendo como objeto analisar os conteúdos abordados na avaliação do SARESP- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, com especificidade os gêneros textuais e as tipologias textuais embasados no conceito bakhthiniano de gênero do discurso, para compreender a relevância desses conteúdos no cotidiano escolar para identificar a defasagem que ocorre entre o processo ensino – aprendizagem e o resultado insatisfatório das provas externas realizadas pela SEESP – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos estão embasados fundamentalmente em Mikhail Bakhtin e trabalhado no Brasil por Luiz Antonio Marcuschi. Os procedimentos adotados seguiram o seguinte ritmo: aulas expositivas contemplando as variantes dos gêneros textuais e as tipologias textuais; sistematização de atividades sobre as questões apresentadas pelos SARESPs anteriores; reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem através do auxilio de protocolos construídos pelos próprios alunos com registro de impressões, medos, angustias e ansiedades antes e depois das provas; considerações sobre os registros redigidos pela professora pesquisadora sobre o desenvolvimento das atividades propostas. Dentro do universo pesquisado e através das intervenções pontuais elencadas houve evolução nos índices de aproveitamento, conforme indicam valores obtidos em 2011 = 224,2 e 2012 = 238,00 referentes ao 9º ano do ensino fundamental.This paper results from a qualitative study conducted in five classrooms the 9th grade the subject of the Portuguese Language in an of elementary school in the city of Sorocaba / SP , the purpose is analyze the contents addressed in the evaluation SARESP- Evaluation System School Performance of São Paulo, with the specific genres and of types of text Bakhthiniano grounded in the concept of gender discourse, to understand the relevance of these contents in school routine to identify the gap that occurs between the process of teaching - learning process and unsatisfactory results of the tests carried out by external SEESP - Department of Education of São Paulo State. Theoretical frameworks are fundamentally grounded in Mikhail Bakhtin and studied in Brazil by Luiz Antonio Marcuschi. The procedures adopted followed the following rhythm: lectures with variants of genres and text types; systematization of activities on the issues presented by the previous SARESPs; reflections on the teaching-learning process through the help of protocols built by students with registration impressions, fears, anxieties and anxiety before and after the exams, considerations about the records written by the teacher researcher on the development of the proposed activities. Within the research universe and through targeted interventions listed there were developments in approval rates, as indicated by values obtained in 2011 = 224,2 and 2012 = 238,00 for the 9th grade of elementary school.Língua portuguesa - Estudo e ensinoEducação e Estado - São Paulo (Estado)Escolas públicas - Sorocaba (SP)Avaliação educacional - São Paulo (Estado)O SARESP e suas implicações no ensino de língua portuguesa na rede pública estadual: um relato de experiênciaDissertação