Salles, Fernando CasadeiPinto, Raimundo Inácio da CostaPinto, Raimundo Inácio da Costa2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/315Este estudo tem como propósito investigar se a cultura dos jogos e brincadeiras de rua permeada pela cultura indígena sateré-mawé como prática pedagógica da disciplina Educação Física de 1ªa 4ª séries do Ensino Fundamental transpõe o muro das escolas públicas do município de Maués no Amazonas. Para a realização da presente pesquisa recorremos a várias investigações de natureza teórico-empírica por pesquisadores em educação e Educação Física tendo os jogos e brincadeiras de rua na cultura amazônica como foco central da investigação. O trabalho também apresenta contribuições teóricas de autores renomados não vinculados a área de Educação Física que contribuem sobremaneira na compreensão do jogo e da brincadeira enquanto ação pedagógica. Sinaliza um certo descontentamento dos professores entrevistados com a prática tradicional presente na disciplina de Educação Física e os conteúdos da proposta oficial para a Educação Física de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. A partir dos procedimentos teórico-metodológicos adotados pela investigação bibliográfica e da análise dos instrumentos de coleta de dados não temos dúvida alguma do pulo efetuado pela cultura dos jogos e brincadeiras de rua ante ao muro das escolas públicas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental do município de Maués.This work have how intention to investigate if games and joke culture from street those Indians “Sateré-Mawe” culture how educational practice Physics Education discipline from Elementary School to exceed the wall Public School from Maués Municipality on Amazon. To present fulfillment of research to resort to many investigate of nature theoretical and empirical by researchers in school and Physics Education have the games and joke from street in Amazon culture how center angle investigate. The work too, presents theoretical contribution by famous authors that don’t to link the Physics Education School that understand of the games and jokes while educational action. Saw once dissatisfiedly of the teachers interviewed with traditional practice presents on Physics Educational discipline and contents by proposal official to elementary school from Physics Education. Begin produce theoretical and methodology to do bibliography investigation and inquiry of the instrument find information we don’t have any doubt of jump to effect those games and jokes culture from street in front of the wall from Public School of Elementary School from Maués Municipality.Educação física (Ensino fundamental) - Maués, AMJogos educativosBrincadeirasEducação física - Estudo e ensinoOs jogos e as brincadeiras de rua pulando o muro das escolas públicas da cidade de Maués no AmazonasDissertação