Soares, Maria Lúcia de AmorimAlfredo, MauricioAlfredo, Mauricio2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/347Esta dissertação, posicionada na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar tem a finalidade de compreender como adolescentes, filhos de empresários, moradores do Condomínio Terras de São José, constroem e consolidam suas posições sociais dentro do ambiente escolar e não escolar. A pesquisa se realiza no interior do Condomínio Terras de São José, bem como no Colégio Terras, localizado em uma área contígua ao Condomínio. É dentro deste ambiente que se procura entender a construção do capital cultural, por meio das atividades familiares e escolares, e do capital social e simbólico que se expressam através das práticas esportivas, viagens, cursos de idiomas, intercâmbios, leituras e lugares frequentados. Bourdieu é o referencial teórico, através da categoria de habitus enquanto sistema de disposições duradouras adquiridas pelo indivíduo durante seu processo de socialização; neste caminho, constituindo-se como pertencente a sua classe social munido de práticas e disposições semelhantes com relação ao futuro, por partilhar a mesma hegemonia de outros indivíduos dessa classe. As categorias capital cultural, social e simbólico, também informam esta dissertação enquanto campos através dos quais é possível balizar a trajetória social que os jovens herdeiros exprimem em toda sua condição e posiçao de classe dentro da estrutura social. Os procedimentos adotados constaram da observação da exteriorização da riqueza simbólica presente nos alunos, "sinais exteriores da riqueza interior" como informa Bourdieu: o gosto pela música clássica, o conhecimento da cultura de diversos países, as manifestações através da escrita revelada em produção de textos, por meio do consumo conspícuo e de entrevistas qualitativas efetivadas na residência dos alunos para a captação dos signos que envolvem a vida cotidiana familiar dos jovens regras de etiquetas sociais, qualificações culturais de cada família, rede de relacionamentos e coleta e análise de fotos, roteiros de viagem, ingressos para teatro, etc, com vistas ao entendimento do capital cultural. Para esses jovens, o Colégio Terras atende "estratégias de distinção" e posição social proporcionando saberes escolares bem como uma rede de sociabilidade predisposta a funcionar no presente e no futuro como capital cultural e social.This work has the finality to understand how teenager and businessman son's, residents from Terras de São Jose's in Itu (SP), condominium growing up and consolidated their social position inside school-like atmosphere and out. The research had done inside Terras de São José's condominium and Terra's school, booth in the same land. Inside this environment we are looking for the cultural capital socialization, through familiar and school activity, social capital and symbolical. These subject are express thru sport activity, travels, language course (in their Country and abroad), reading, and attended places. All these capital available during the social process take the future heir to have biggest facility to obtain cultural capital even to show advantage by having a big net social relation around Brazil and World.Sociologia educacionalEducação - Aspectos sociaisElites (Ciências sociais)Poder (Ciências sociais)A socialização dos herdeiros: as trajetórias social e escolar de jovens pretendentes a dirigentesDissertação