Miranda, Fernando Silveira Melo PlentzSilva, Enzo MilanoSilva, Enzo Milano2024-02-262024-02-262023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1239https://doi.org/10.22482/dspace/56Este artigo fala sobre o estado social do ser humano e discorre sobre sua regulamentação que, a princípio, deve ser próxima das pessoas que serão a ela submetidas. Na sequência, expõe por meio de dados extraídos de pesquisas que, no momento contemporâneo, essa proximidade é muito ínfima, posto que muitas pessoas têm pouco ou nenhum conhecimento sobre as normas jurídicas, apresentando também quais são as consequências práticas desse fenômeno. Por fim, aborda a importância da educação na formação dos indivíduos e de que forma e em que medida poderia funcionar como uma contramedida para enfrentar desse problema.This article talks about the social status of human and discusses their regulation, which, in principle, should be close to the people who will be subjected to it. In the sequence, it exposes, through data from research, that in the contemporary moment this proximity is very small since many people have little or no knowledge about legal norms, also presenting what are the practical consequences of this phenomenon. Finally, it discusses the importance of education in the formation of individuals and how and to what extent it could work as a countermeasure to face this problem.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDireito - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA ciência do direito como disciplina no ensino básico para efetivação do estado democrático de direitoArtigo / TCC