Losano, Ana LeticiaCoutinho, Camila CaldiniCoutinho, Camila Caldini2024-09-062024-09-062024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1655https://doi.org/10.22482/dspace/256Diante da importância da Literatura na infância, é relevante explorar a sua integração com a Matemática, buscando identificar oportunidades nos livros para promover um aprendizado enriquecedor e significativo para as crianças na Educação Infantil. Desse modo, a pesquisa tem como tema a interseção entre Matemática e Literatura Infantil nos livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nas suas edições de 2018 e 2022. Nesse marco, a dissertação tem como objetivo geral identificar como as obras literárias incluídas nos acervos dos PNLD edição 2018 e 2022 para a Educação Infantil, abordam aspectos concernentes aos números naturais. Essa escolha foi feita porque ambos os editais incluem obras literárias que abrangem a Educação Infantil, conforme evidenciado pelos recortes realizados nesta pesquisa. Os objetivos específicos são: a) identificar e mapear as produções que abordem explicitamente aspectos vinculados ao conceito de número no PNLD edição 2018 e 2022; b) delimitar quais e como os aspectos matemáticos relativos ao conceito de número são considerados nessas produções e c) estabelecer comparações entre os acervos do PNLD edição 2018 e 2022, relativas a como as obras abordam aspectos vinculados ao conceito de número. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. Trata-se de uma pesquisa documental cujo corpus foi constituído a partir das obras literárias que fazem parte do PNLD Literário 2018, na categoria pré-escola, e do Objeto 2, na categoria Educação Infantil, no PNLD 2022. Partindo desse universo, foram consideradas as obras onde fosse possível identificar a presença de aspectos relacionados com os números nas suas narrativas textual e/ou visual. O corpus considerado, foi analisado a partir da análise de conteúdo. No caso das obras pertencentes ao PNLD 2018, foram identificados 28 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que seis deles abordam de maneira explícita aspectos relacionados aos números. Nas obras pertencentes ao PNLD 2022, foram identificados 50 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que oito deles relacionam-se aos números. Os 14 livros foram analisados e agrupados em três categorias emergentes que consideram os significados e usos do número, as sequências numéricas e as operações e seus sentidos identificados nas obras. Os resultados mostram que o número enquanto cardinal é o uso mais frequente empregado nos livros. Ademais, a sequência numérica mais explorada é a dos primeiros dez números naturais. Por sua vez, as operações identificadas foram a adição e a multiplicação. A análise dos dados revelou múltiplas oportunidades de exploração das especificidades destes conceitos matemáticos, possibilitando ir além das práticas habituais centradas na memorização para potencializar o acesso das crianças a ideias matemáticas centrais. Finalmente, a análise destaca a importância do conhecimento do professor que ensina Matemática na Educação Infantil, já que a elaboração de práticas pedagógicas centradas em noções matemáticas, a partir da Literatura Infantil, requer que o docente consiga identificá-los nas obras. Assim, a pesquisa contribui na construção de um panorama das possíveis articulações entre noções relacionadas aos números e as obras literárias disponibilizadas pelo PNLD, sendo uma ferramenta importante para a prática pedagógica e para a formação do professor que ensina Matemática na Educação Infantil.Given the importance of Literature in childhood, it is important to explore its integration with Mathematics, seeking to identify opportunities in books to promote enriching and meaningful learning for children in Early Childhood Education. Thus, the research's theme is the intersection between Mathematics and Children's Literature in the books of the National Textbook Plan (PNLD) in its 2018 and 2022 editions. Within this framework, the dissertation's general objective is to identify how the literary works included in the PNLD collections 2018 and 2022 edition for Early Childhood Education, address aspects concerning natural numbers. This choice was made because both notices include literary works that cover Early Childhood Education, as evidenced by the excerpts made in this research. The specific objectives are: a) identify and map productions that explicitly address aspects linked to the concept of number in the PNLD 2018 and 2022 edition; b) define which and how mathematical aspects related to the concept of number are considered in these productions and c) establish comparisons between the collections of the PNLD 2018 and 2022 editions, regarding how the works address aspects linked to the concept of number. To achieve these objectives, the research adopts a qualitative methodology of a descriptive nature. This is documentary research whose corpus was constituted from the literary works that are part of the PNLD Literary 2018, in the preschool category, and Object 2, in the Early Childhood Education category, in the PNLD 2022. Based on this universe, they were considered works where it was possible to identify the presence of aspects related to numbers in their textual and/or visual narratives. The corpus considered was analyzed using content analysis. In the case of the works belonging to PNLD 2018, 28 books were identified that address mathematical concepts, six of which explicitly address aspects related to numbers. In the works belonging to PNLD 2022, 50 books were identified that address mathematical concepts, eight of which are related to numbers. The 14 books were analyzed and grouped into three emerging categories that consider the meanings and uses of numbers, numerical sequences and operations and their meanings identified in the works. The results show that the number as cardinal is the most frequently used use in books. Furthermore, the most explored numerical sequence is that of the first ten natural numbers. In turn, the operations identified were addition and multiplication. Data analysis revealed multiple opportunities to explore the specificities of these mathematical concepts, making it possible to go beyond the usual practices focused on memorization to enhance children's access to central mathematical ideas. Finally, the analysis highlights the importance of the knowledge of the teacher who teaches Mathematics in Early Childhood Education, since the development of pedagogical practices centered on mathematical notions, based on Children's Literature, requires the teacher to be able to identify them in the works. Thus, the research contributes to the construction of a panorama of possible articulations between notions related to numbers and the literary works made available by the PNLD, being an important tool for pedagogical practice and for the training of teachers who teach Mathematics in Early Childhood Education.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLiteratura infanto-juvenilMatemática - Estudo e ensinoEducação infantil - Finalidades e objetivosContando histórias, contando números: aspectos concernentes aos números nas obras literárias do PNLD 2018 e 2022 para educação infantilDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação