Britto, Luiz Percival LemeSilva, Silvio CésarSilva, Silvio César2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/374Esse trabalho teve por objetivo analisar a representação da malandragem na personagem Agostinho de “A grande família. Buscando fundamento teórico interdisciplinar – que passou pela sociologia, antropologia, teoria da literatura – com a finalidade de resolver uma questão de interesse da comunicação e estudos da cultura, examinamos as principais características que compõem a personagem bem como o que há de ideológico na maneira pela qual essa é representada. O corpus consistiu em episódios da série transmitidos pela televisão, além de textos e fotografias disponíveis no site oficial do programa. A análise foi realizada em duas fases distintas. A primeira consistiu em uma pré-análise em que buscamos as principais características da personagem no material disponível no site do seriado bem como em diversos episódios da série. Utilizando os resultados da pré-análise como pano de fundo, examinamos o conteúdo de dois episódios da temporada de 2007 a fim de verificar o modo pelo qual a personagem era representada e o que havia de ideológico nessa representação. Alicerçada no aporte teórico que compôs o trabalho, a análise revelou que, ao ser retratada como possuidora de uma malandragem ineficiente e burlesca, a personagem mostra-se, na verdade, como uma caricatura de malandro, o que a leva a perder a criticidade que esse tipo de personagem pode conter, coadunando-se, assim, com a ideologia do capitalismo-tardio.This work aimed at analyzing the representation of the malandragem in Agostinho, a character in the sitcom “A grande família”. Making use of an interdisciplinary theoretical basis – sociology, anthropology and literary theory – to elucidate a question pertaining to the communication studies and the studies of culture, we examined the main features that composes the character in question, as well as the ideological contends in the way he is represented. The data comprised of the sitcom‟s episodes as well as texts and pictures available on its official website. The analysis was carried out in two distinct steps. The first one consisted of a preanalysis through which we tried to determine the main features of the character based on the data available on the official website as well as in various episodes of the series. Utilizing the results of the pre-analysis as a background, we assessed the contends of two episodes from the 2007 season in order to verify the way the character was represented and what was ideologically oriented about that representation. Using the theoretical fundaments upon which this study was built, the analysis demonstrated that, when portrayed as one whose malandragem proves itself inefficient and burlesque, the character is depicted as a caricature of the malandro, losing any critical elements this type of character may contain, thus, being coadunate to the ideology of late capitalism.Comunicação de massa - Aspectos sociaisIdeologiaTelevisão - Seriados - Aspectos sociaisA representação do malandro em "A grande família": das relações ideológicas e culturais à comunicação de massaDissertação