Pinto, Rafael Ângelo BunhiMondini, Luciane AparecidaMondini, Luciane Aparecida2024-09-122024-09-122023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1691https://doi.org/10.22482/dspace/271Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-UNISO), a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre a formação e a capacitação do docente que atua, em sala de aula regular, com alunos da Educação Infantil diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA põe diversas dificuldades ao desenvolvimento humano e, para amparar a pessoa com o diagnóstico, é necessário o comprometimento de inúmeros profissionais envolvidos com a educação, além da contribuição e empenho dos familiares dos alunos. Nesse contexto, para que o aluno com TEA desfrute de interação social, é importante uma escola inclusiva para desenvolver as habilidades que necessita vivenciar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é levantar e analisar trabalhos acadêmicos produzidos entre 2012 e 2022 sobre a capacitação e a formação do docente para atuação na Educação Infantil com alunos diagnosticados com TEA. Para o alcance desse objetivo, no que tange à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento mostra reduzido número de textos que abordam a formação dos docentes, de maneira abrangente, com foco na capacitação para prática com alunos diagnosticados com TEA. No entanto, nos textos analisados, percebe-se que tanto o sistema público quanto o particular de ensino são falhos na inclusão de alunos com deficiência nos bancos escolares, apresentando uma situação de despreparo dos docentes para atuar em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Os sistemas demonstram dar pouco amparo financeiro para aprimorar e capacitar os docentes, tampouco para contratar profissionais especializados para auxiliar na atuação em sala de aula.Linked to the Postgraduate Program in Education at the University of Sorocaba (PPGE-UNISO), the research analyzes academic production on the training and qualification of teachers who work, in a regular classroom, with Early Childhood Education students diagnosed with a disorder. of the Autism Spectrum (ASD). ASD poses several difficulties to human development and, to support the person with the diagnosis, the commitment of numerous professionals involved with education is necessary, in addition to the contribution and commitment of the students' families. In this context, for students with ASD to enjoy social interaction, an inclusive school is important to develop the skills they need to experience. Thus, the general objective of the research is to survey and analyze academic work produced between 2012 and 2022 on the training and training of teachers to work in Early Childhood Education with students diagnosed with ASD. To achieve this objective, with regard to methodology, a bibliographical survey was carried out in the databases Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The survey shows a reduced number of texts that address teacher training, in a comprehensive manner, with a focus on training for practice with students diagnosed with ASD. However, in the texts analyzed, it is clear that both the public and private education systems fail to include students with disabilities in schools, presenting a situation where teachers are unprepared to work in the classroom with students diagnosed with ASD. The systems demonstrate that they provide little financial support to improve and train teachers, nor to hire specialized professionals to assist with their work in the classroom.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilProfessores - FormaçãoCrianças com desvios do desenvolvimentoTranstornos do espectro autista em criançasEducação infantilA formação e a capacitação docente e o transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise sobre a produção acadêmica de 2012 a 2022DissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação