Cammarano González, Jorge LuísNunes, Siliane Veiga Manzano RolimNunes, Siliane Veiga Manzano Rolim2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/346A Dissertação apresentada vincula-se à Linha de Pesquisa: Conhecimento e Cotidiano Escolar. Ao longo deste trabalho sobre o Programa Escola da Família desenvolvo algumas considerações sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, particularmente as que se referem à Educação Superior. Observo o processo de reformas do Estado imposto pelos organismos multilaterais representativos de interesses políticos e sociais articulados à lógica do mercado. Nesse cenário, não consegui me furtar à realidade dos tempos atuais, do crescimento global e do neoliberalismo. Tentei adotar uma postura crítica frente à realidade em curso e a partir dela, compor, coerentemente neste texto, uma visão do contexto educacional, político e socioeconômico vigente, cuja exposição compõe-se de uma apresentação, três capítulos e as considerações finais. Este estudo apresenta, também, um panorama geral do Programa Escola da Família no Estado de São Paulo e na cidade de Sorocaba. A esses aspectos acrescento o levantamento socioeconômico dos 62.454 universitários que atuaram e ainda atuam no Programa Escola da Família no Estado, concentrando sua atenção nos 361 universitários que atuam na cidade de Sorocaba. Um dos aspectos referente ao Programa Escola da Família escolhido para ser analisado foi o diferencial existente desse Programa no Estado de São Paulo, em relação aos demais Estados parceiros do “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz” que reside na oferta a universitários carentes, egressos do ensino médio público, uma oportunidade para cursarem a faculdade, através da concessão de bolsa de estudos, isentando-os em 100% do pagamento da mensalidade em troca de seu trabalho aos finais de semana nas escolas participantes. É com base nessas observações iniciais sobre o Programa Escola da Família que me propus a investigar: (1) Qual o interesse das Instituições de Ensino Superior privadas em estabelecer parceria com o governo do Estado de São Paulo para desenvolver o Programa Escola da Família? (2) Qual a visão dos universitários bolsistas sobre o referido Programa? Retomando os problemas e as hipóteses que orientaram esta pesquisa, interpreto sua pertinência a partir dos procedimentos de coleta e análise de dados adotados.The line of the research applied for this dissertation was: Knowledge and Daily School Pertaining. Through this work about the “Programa Escola da Família” it was possible to develop some considerations covering the implemented educational politics in Brazil since 1990 decade, with emphasis those related to the high education level. I observed the process of changes of the State imposed by multilateral organisms which represents politic and social interests articulated to the logic of the market. In this scenario, I had no conditions to avoid the considerations of the reality of the current times, the global growth and “neoliberalismo”. I tried to adopt a critical position front to the current reality and front it, to compose, with a coherent way in this work, a vision of the educational context, effective politic, social and economic, whose exposition is composed in one presentation, three chapters and final considerations. In addition this study it presents, also a general overview of the “Programa Escola da Família” in the State of São Paulo and the city of Sorocaba. For these aspects I added the social and economic survey of the 62.454 university students those worked and still working on the “Programa Escola da Família” concentrating its attention for 361 university students who working in Sorocaba city. An important selected aspect of the “Programa Escola da Família” to be analyzed it was the existing differential of this Program in the State of São Paulo related to the remaining States with partnership of the “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz” which offers to the poor university students from the medium public school, an opportunity to study in the private university, through the free of charge monthly payment by exchanging for this work during the weekends on involved schools. With these initial considerations of the “Programa Escola da Família”, it was the base that I created my proposal to investigate: (1) What is the interest of the private universities in establishing partnership with Government of State of São Paulo in order to develop the “Programa Escola da Família”? (2) What is the vision of the chosen university students about this indicated Program? Retaking the problems and hypotheses that had guided this research, I interpret its relevancy from the collection procedures and analysis of the adopted data.Educação e Estado - BrasilEnsino superior - São Paulo (Estado)Política educacionalNeoliberalismoPrograma escola da família: privatização do ensino superior?Dissertação