Pimenta, Maria AlziraSouza, Marcus Vinícius Branco de SouzaSouza, Marcus Vinícius Branco de Souza2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/971Grandes mudanças na sociedade, no mundo corporativo e na educação criaram o cenário atual, no qual se destaca o surgimento, em junho de 2007, do primeiro “smartphone”. Este fenômeno, como em revoluções anteriores, afeta a Educação Superior enfaticamente. Este trabalho tem como tema as mudanças trazidas pela Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e o trabalho dos Professores de Educação Superior Tecnológica Pública no Estado de São Paulo. Sua relevância está na necessidade de se pensar novas estratégias de ensino para lidar com os estudantes - hoje, nativos digitais (PRENSKY, 2001). O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil dos professores respondentes, no que diz respeito às suas percepções e competências para a docência no presente cenário de revoluções dos meios de comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de campo com aplicação de um questionário on-line em ambiente fechado, respondido por 468 docentes. Utilizando-se de ferramentas computacionais, SPSS/IBM (Statistical Package for the Social Sciences/ International Business Machines Corporation) e o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), foi possível: 1) o levantamento do perfil dos respondentes; 2) conhecer a percepção e sensibilidade quanto a presença da TDIC nos processos educacionais; 3) desenvolver a análise de correlações, verificando os grupos mais sensíveis a presença da TDIC, em sala de aula; 4) usar a análise fatorial para selecionar grupos de interesse entre os respondentes; 5) gerar a análise textual, e obter um gráfico de similitudes e nuvem de palavras. Além disso, a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), foi aplicada em questão aberta sobre como as TDIC colaboram para o processo de aprendizagem. Este estudo fornece, aos Cursos Superiores de Tecnologia Públicos do Estado de São Paulo, subsídios para elaboração de programas de desenvolvimento profissional docente focados em competências digitais tão necessárias, no presente cenário.Major changes in society, in the corporate world and in education created the current scenario, in which the emergence, in June 2007, of the first “smartphone” stands out. This phenomenon, as in previous revolutions, affects Higher Education emphatically. This work has as its theme the changes brought about by the Digital Information and Communication Technology (DICT) and the work of Public Technological Higher Education Professors in the State of São Paulo. Its relevance is in the necessity to think about new teaching strategies to deal with students - today, digital natives (PRENSKY, 2001). The general objective of the research was to know the profile of the respondent professors, regarding their perceptions and competences for teaching in the present scenario of revolutions in means of communications. In addition to the bibliographic research, a field study was carried out with the application of an online questionnaire in a closed environment, answered by 468 professors. Using computational tools, SPSS / IBM (Statistical Package for the Social Sciences / International Business Machines Corporation) and IRaMuTeQ (Interface of R for les Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), it was possible to: 1) survey the profile of respondents; 2) know the perception and sensitivity regarding the presence of DICT in educational processes; 3) develop the correlation analysis, checking the most sensitive groups to the presence of DICT in the classroom; 4) use factor analysis to select interest groups among respondents; 5) generate the textual analysis, and obtain a graph of similarities and word cloud. In addition, the content analysis based on Bardin (2011), was applied in an open question about how DICT collaborate in the learning process. This study provides, to the Public Higher Technology Courses of the State of São Paulo, subsidies for the elaboration of professional development programs for professors focused on digital skills that are so necessary in the present scenario.Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicasProfessores - FormaçãoProfessores universitáriosTecnologia educacionalCompetências digitais de professores da educação superior tecnológica no cenário da quarta revolução industrialTese