Martinez, MonicaMascarenhas, Fábio HenriqueMascarenhas, Fábio Henrique2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/931Este estudo, que se inscreve na interface Comunicação/Política, tem como objeto a produção de sentidos de comentários dos usuários do canal Enéas TV, no Youtube. O objetivo é o de verificar representações midiáticas e imagens arquetípicas inscritas nestas mensagens. O corpus de análise consiste nos comentários dos cinco vídeos de maior audiência. Para isso foi feita revisão de literatura e revisão do histórico político de Enéas Ferreira Carneiro (1938/2007). As bases teóricas que sustentam esta investigação se valem, do lado da Comunicação, de Burgess (2009), Lima (2009), Martinez (2016, 2008), Vilas-Boas (2003); pela Política, de Caldeira Neto (2016) e Kelly (2013). No tocante ao Marketing político, Yanaze (2007), Haswani (2006 e 2011), Torquato, (2014) nos amparam; enquanto Gillette; Moore (1993) e Jung (2014) nos alicerçam na seara da Psicologia junguiana. A abordagem metodológica apoia-se em Bardin (2016), na análise de conteúdo. Os resultados apontam que, em 32,94% as mensagens associam Enéas ao presidente que o país não teve; seguido de 27,05% o associando como um gênio e, por fim, 14,70% o identifica como precursor do então candidato e então presente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Esses três primeiros índices representam quase 75% de todo o material coletado e sinalizam que, após mais de uma década de sua morte, Enéas é reconhecido com os arquétipos masculinos de Mago e Guerreiro, de acordo com a proposta de Moore e Gillette (1993).This study, which is part of the Communication / Politics interface, has as its own objective the production of meanings of comments from users of Enéas’ TV channel, on Youtube channel. The goal is check media representations and archetypal images inscribed in these messages. The analysis consists on the comments of the five most watched videos. To make it possible, was necessary a literature review and a review of the political history of Enéas Ferreira Carneiro (1938/2007). The theoretical bases that support this research are, from the Communication area, material from writers like Burgess (2009), Lima (2009), Martinez (2016, 2008), Vilas-Boas (2003); on the Politics area, by Caldeira Neto (2016) and Kelly (2013). Concerning Political Marketing, Yanaze (2007), Haswani (2006 and 2011), Torquato, (2014) support us; while Gillette; Moore (1993) and Jung (2014) support us in Jungian Psychology area. The methodological approach is based on Bardin (2016), in content analysis. The results indicate that in 32.94%, the messages associate Enéas as the president that the country did not have; followed by 27.05% associating him as a genius and finally 14.70% identifies him as a precursor to the candidate and actually president Jair Messias Bolsonaro (PSL). The first three indices represent almost 75% of all material collected and signal that after more than a decade of his death, Enéas is recognized for the male archetypes of Wizard and Warrior, according to the proposal of Moore and Gillette (1993).Comunicação - Aspectos políticosComunicação na política - Inovações tecnológicasMarketing políticoAnálise do discurso narrativoArquétipo (Psicologia)O nome ainda é Enéas: estudo das representações midiáticas e imagens arquetípicas nos comentários do canal Enéas TVDissertação