Ferretti, Celso JoãoSiqueira, Mary de Cassia Batista deSiqueira, Mary de Cassia Batista de2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/446O objetivo deste estudo foi examinar a situação do professor dos novos cursos de graduação tecnológica, sua formação acadêmica, preparação e qualificação profissional. Com essa preocupação, foram aplicados questionários aos professores dos diversos cursos de graduação tecnológica de uma instituição sorocabana e realizadas entrevistas com professores do curso de Tecnologia da Informação da mesma instituição, para uma melhor compreensão de como os professores entendem o seu trabalho, qual a sua formação acadêmica e seu papel junto aos alunos daqueles cursos, e sua aprendizagem. Foi possível verificar que os professores possuem adequada formação acadêmica relativa a seu campo profissional específico, mas, ao mesmo tempo, não têm conhecimento suficiente do campo educacional e não discutem isso, com consequências negativas para a formação dos alunos.The goal of this study was to examine the situation of the teachers of new technological graduate courses, as to their academic training, preparation and professional qualifications. With this concern in mind, questionnaires were applied to several teachers of various technological graduate courses, and interviews were performed with teachers from information technology course, for a better comprehension of how those teachers understand their work, their academic training and their role with students of those courses, and learning process. We were able to verify that teachers have an appropriate academic training on their specific professional field but are not quite familiar with the educational one which brought negative consequences to the education of their pupils.Professores - FormaçãoProfessores universitáriosEnsino superiorO trabalho do professor dos cursos de graduação tecnológicaDissertação