Drigo, Maria OgéciaDias, Alex Sandro BenettiDias, Alex Sandro Benetti2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/459Esta pesquisa tem como contexto marca e identidade de marca, o qual a partir do modelo proposto por Semprini, visto à luz da semiótica peirceana, permite que a embalagem seja considerada como uma atualização possível da marca. Conhecer noções de marca e de identidade, bem como compreender a marca como signo são os objetivos gerais dessa pesquisa, enquanto os objetivos específicos são os discriminar os artefatos que podem apresentar a marca aos clientes ou tornar a marca visível; constatar a importância desses para a consolidação da identidade; explicitar a relação entre projeto e identidade da marca, averiguar o potencial significativo de embalagens da marca “Jundiá”, discriminar elementos que contribuem para agregar fetiche ao par produto/embalagem e identificar aspectos da identidade da marca “Jundiá”. Valer-se-á de Aaker, Semprini e Perez como fundamentação teórica para as questões de marca e identidade da marca. Também da semiótica peirceana, notadamente de fragmentos da gramática especulativa - um dos ramos da semiótica ou lógica de Peirce -, e de noções de fenomenologia, com Peirce e Santaella, para tratar a marca e a embalagem como objetos semióticos e, como metodologia, da análise semiótica de embalagens da marca “Jundiá”. A relevância desta pesquisa se deve ao fato de que a compreensão de marca como signo possibilita redimensionar o papel da embalagem para a identidade de uma marca.This research has as context branding and brand identify, which from the model proposed by: Semprini, based on Pierce semiotics, allows the packaging be considered a possible uptade of branding. Knowing the notions of branding and of identify, as well as understanding the branding as a sign are the gerenal goals in this research, while, the specific goals are to discriminate the artifacts that can either show the branding to the clients or make the branding, note de importance of these to the consolidation of the identify; make the relationship between the project and identity of the branding; clear check the significant potential of the “Jundiá” brand package and discriminate elements that contribute to add fetish to the pair product/ package and identify aspects of the identify of "Jundiá" brand. Funded in Aaker, Sempini and Peres as the theoritcal reasons to the questions of branding and brand identify. Also from Pierce semiotics, especially from fragments of especulative grammar - one of the branches of semiotics or Pierce logic - , and from notions of phenomenology, with Pierce and Santaella, to handle the branding and the packaging as semiotic objects and, as methodology, of semiotic analysis of packaging of "Jundiá" brand. The relevance of this research is the understanding of branding as a sign that makes it possible to resize the paper of packaging to the identify of a brand.Branding (Marketing)EmbalagensMarca de produtosSinais e símbolosSemióticaO desvelar da identidade da marca: estudo com embalagens da marca "Jundiá"Dissertação