Boschetti, Vania ReginaSoares, Nivaldo LúcioSoares, Nivaldo Lúcio2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/678A dissertação tem por objetivo identificar as raízes da Escola Estadual Prof. Júlio Bierrenbach Lima na História da Educação Sorocabana, no período de 1969 a 1981. Por meio de dados bibliográficos, documentos e entrevistas, associados às considerações sobre a temática, a pesquisa delimita seu foco de investigação no estudo de uma das mais tradicionais escolas públicas da cidade de Sorocaba. Na perspectiva desta assertiva a pesquisa sobre a instituição faz uso de fontes primárias e secundárias procurando sedimentar a identificação que se propõe realizar. Apoia-se em obras da área da história e historiografia da educação, em textos específicos sobre instituições escolares de autores como Sanfelice e Buffa entre outros, em documentos internos da escola, na legislação oficial, além de buscar junto aos professores dados da memória que cruzam a vida do Bierrenbach com a vida profissional de anos de trabalho docente. Aborda por meio de entrevistas não só os professores, mas também alunos que cumpriram sua formação escolar na instituição. A dissertação enfoca no período estabelecido a criação, instalação e desenvolvimento dessa instituição escolar, demostrando por meio de dados e registros, o corpo físico da escola, a estruturação dos cursos e o desempenho dos alunos.The dissertation intends to identify the roots of the State School ―Prof. Júlio Bierrenbach Lima‖ in the History of the Sorocabana Education, from the year 1969 till1981. Through bibliographic data, documents and interviews associated to the considerations over this theme, the research delimits the focus of its investigation by studying one of the most traditional state schools of the city of Sorocaba. In the perspective of this assertive the research on this institution uses both primary as well as secondary sources trying strengthen the identification which intends to perform. It is based on the areas os the history and educational historiography literary works which treat on school institutions in specific texts of Sanfelice and Buffa, among others; also some school internal documents; the official regulations, besides seeking memory data from teachers who crossed Bierrenbach‘s life with years of teaching work of their professional lives. Through interviews done, the author addresses not only teachers but students as well – the ones who fulfilled their school formation in the institution. The dissertation focuses the creation, installation and development of this scholar institution in the the set out period showing through data and registers the school physical ―body, the courses structure and the students‘ performance.Educação - História - Sorocaba (SP)Escolas - História - Sorocaba (SP)Escolas públicas - História - Sorocaba (SP)Escola Júlio Bierrenbach Lima: a consolidação de uma instituição escolar (1969-1981)Dissertação