Drigo, Maria OgéciaBenetti, Bianca Zanoni FaiaoBenetti, Bianca Zanoni Faiao2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/862Esta pesquisa considera a comunicação como um processo que se constitui nas relações entre pessoas, entre pessoas e objetos, bem como entre objetos. Neste contexto, importa-nos as relações estabelecidas pelo Museu do Amanhã, obra do arquiteto Santiago Calatrava, que compõe o projeto de revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Assim, para alcançar o objetivo geral de tratar a comunicação como um processo de interação que envolve pessoas e objetos, bem como os específicos de identificar o Museu do Amanhã como uma modalidade de signo, a arquitetura enquanto linguagem e explicitar as relações possíveis de serem construídas com os usuários do Museu do Amanhã, vamos utilizar a abordagem etnográfica e a análise semiótica, com o auxílio de registros fotográficos realizados no local. Entre os resultados, enfatizamos que o Museu do Amanhã constitui-se como um objeto esteticamente bom, o que na perspectiva peirceana, contribui para mudanças de hábitos do usuário da cidade. A pesquisa está vinculada à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e tem sua relevância por buscar a compreensão de espaços de comunicação e de vivência que se instauram com o Museu do Amanhã.This research considers communication as a process that is constituted in the relations between people, between people and objects, as well as between objects. In this context, we are concerned with the relations established by the Museum of Tomorrow, the work of the architect Santiago Calatrava, which is part of the revitalization project of the historical center of the city of Rio de Janeiro, Brazil. Thus, to achieve the overall goal of treating communication as a process of interaction involving people and objects as well as the specifics of identifying the Museum of Tomorrow as a sign modality, architecture as language and to explain the possible relationships to be constructed with the users of the Museum of Tomorrow, we will use the ethnographic approach and the semiotic analysis, with the aid of photographic records made in the place. Among the results, we emphasize that the Museum of Tomorrow constitutes an aesthetically good object, which in Peircean perspective, contributes to changes in the habits of the city user. The research is linked to the Media area and the research line Analysis of processes and media products and has its relevance for seeking the understanding of spaces of communication and experience that are established with the Museum of Tomorrow.Comunicação e culturaComunicação em museus - Rio de Janeiro (RJ)Espaço (arquitetura)SemióticaEspaços de comunicação e de vivência: o Museu do AmanhãDissertação