Ferretti, Celso JoãoAraújo, Gerson deAraújo, Gerson de2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/186Este texto, é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar como uma Universidade privada de ensino superior (IES) implantou mudanças no Curso de Administração de Empresas, em um de seus campi, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação, encaminhadas às lES pelo do Parecer CES/CNE n° 146/2002, as quais se propõem "servir de referencia para as instituições na organização de seus programas de formação, permitindo flexibilidade e priorização de áreas de conhecimento na construção dos currículos plenos" (p. 3), tendo em vista formar os profissionais demandados pelos meios de produção, em constante processo de incorporação de novas tecnologias. A pesquisa foi realizada num dos campi da IES situado numa cidade do interior do Estado de São Paulo, e se desenvolveu por meio da análise de informações coletadas em documentos Oficiais e da IES e por meio de entrevistas realizadas com uma parte do corpo docente. Tal análise permitiu concluir que a IES efetivamente apropriou-se das referidas diretrizes, por meio da reformulação do referido curso, porém, sua implementação gerou inconformidade e conflitos entre os professores, pela maneira autoritária como o processo foi conduzido. Assim, na nossa avaliação, a IES estudada ainda não conseguiu que a prática cotidiana dos professores incorporasse a nova pedagogia das competências, visto que estes, em sua grande maioria, continuam a desenvolver o processo ensino/aprendizagem com base nos conteúdos disciplinares e em seu domínio como pressuposto básico do desempenho profissional.This text comes from a work developed in a Master Degree Course of Education at the Universidade de Sorocaba - Uniso, aiming to investigate a private University that applied changes in the Business Administration Course, in one of its campi, according to the "National Syllabi Directives" of the graduation courses, and forwarded to the High Education institutions, by the CES/CNE n. 146/2002 judgment, which propose themselves to work as references for the institutions in the organization of their forming programs, allowing flexibility and priority of the knowledge fields on the construction of full curriculums, estimating to form professionals according to the production demands, in constant process of new technologies integration. The survey was realized in a Higher Education Institution camp situated in the S. Paulo State interior, and was developed by the information analysis collected from official documents and from the Higher Education Institution, therefore HEI, and interviews with some teachers. The analysis permitted to conclude that the HEI appropriated, effectively, of the Syllabi Directives, through the course reformulation, but its implementation resulted in disagreements and conflicts among the teachers, according to the way that the process was conducted. Therefore, in our assessment, the HI here studied still without the contemporary practice of the teachers, incorporated in a new pedagogy of competencies, even though they are seeing, in their majority, to be developing the process of teaching/learning, based on disciplinary contents and in its domain as basic presumption of the professional performance.Diretrizes curriculares nacionais - Ensino superior - BrasilCurso de administração de empresasEnsino pagoImplementação das diretrizes curriculares nacionais do curso de administração em uma instituição privadaDissertação