Lima Junior, Haroldo Aleixo deSilva, Caroline Miranda daSilva, Caroline Miranda da2025-06-252025-06-252024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1964https://doi.org/10.22482/dspace/429O surgimento do termo “Recomposição de Aprendizagem” foi impulsionado pela pandemia de COVID-19, com o intuito de atender à demanda do cenário da educação brasileira no processo de retorno ao ensino presencial. Trata-se de um conjunto de intervenções pedagógicas que visam recompor as habilidades e competências defasadas durante o período de fechamento das escolas. O objetivo principal deste trabalho é entender e compreender o que é a recomposição de aprendizagem e como ela é fundamental para promover a construção de uma educação de qualidade após a pandemia, com foco na educação matemática nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir da pesquisa bibliográfica busca-se apresentar a definição de recomposição e suas implicações no ensino, além de mostrar sua relevância na educação matemática para superar as defasagens, pois se configura como uma estratégia que contribui para o desenvolvimento acadêmico do aluno diante das consequências no aprendizado devido ao afastamento da escola de modo presencial.The emergence of the term “Learning Recovery” was driven by the COVID-19 pandemic, with the aim of meeting the demands of the Brazilian education scenario in the process of returning to face-to-face teaching. It is a set of pedagogical interventions aimed at restoring the skills and competencies that were lost during the period when schools were closed. The main objective of this work is to understand what learning recovery is and how it is fundamental to promoting the construction of quality education after the pandemic, with a focus on mathematics education in the final years of elementary school. Therefore, based on bibliographic research, we seek to present the definition of recomposition and its implications for teaching, as well as showing its relevance in mathematics education to overcome gaps, as it is configured as a strategy that contributes to the student's academic development in the face of the consequences on learning due to being away from school in person.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCRecomposição de aprendizagem: uma nova abordagem do ensino da matemáticaMonografia / TCCCiências Exatas e da Terra::Matemática