Cammarano González, Jorge LuísMadureira, Maria Aparecida de LimaMadureira, Maria Aparecida de Lima2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/340A temática apresentada por esta dissertação, vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de mundo do trabalho presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que reúne uma série de documentos oficiais editados a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996), que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é apresentado o contexto mundial e nacional em que ocorreram as reformas na educação brasileira. Em seguida problematiza-se a noção de mundo do trabalho e a visão de formação escolar presente nestes documentos oficiais. Na última parte desta análise encontram-se as aproximações entre a concepção de mundo do trabalho, visão de formação escolar e currículo proposto a partir da noção de competência - estruturada e sistematizada no lema aprender a aprender - e do eixo articulador da contextualização. O referencial teórico adotado é o da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida por Demerval Saviani, na qual o trabalho educativo deve produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pelas aproximações que foram possíveis realizar nesta pesquisa, o mundo do trabalho concebido pelos documentos reformadores é uma abstração e a proposta formativa pretendida busca adaptar os indivíduos às condições subjetivas e cognitivas demandadas nos limites da sociedade capitalista contemporânea, em que o conhecimento cognitivo do indivíduo passa a ser fundamental para os processos produtivos. Pretende-se com este tema, contribuir para que a ideologia contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sobre mundo do trabalho e suas várias correlações com a prática educativa, seja desvelada a partir de uma concepção humanizadora de educação.The theme presented by this dissertation is linked to the research line Knowledge and Everyday School Life and aims to identify and discuss the labor world conception held by the Brazilian Curricular Parameters for Secondary Education (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM), which brings together a series of official documents derived from the Educational Bases and Aims Act (Lei de Diretrizes e Bases: LDB- Lei 9394/1996) that predicts for the Secondary Education the so-called basic education for work. Firstly, the world and the national contexts of the educational brazilian reforms are introduced. Secondly, the notion of labor world and the view of the school formation of these documents are problematised. In the last part of this analysis, there are some connections between the labor world conception and the view of the school formation and curriculum, derived from the notion of structured competence and systematized by the idea of learn to learn and the articulating axis of contextualisation. The theoretical reference adapted is the Historical Critical Pedagogy developed by Demerval Saviani, according to which the educational work must produce in each singular individual the humanness historically and collectively produced by the collective. Following the connections established on this research, the labor world conception held by these documents is an abstraction and the formative proposal intends to adapt the individuals to the subjective and cognitive conditions demanded on the boundaries of the cotemporary capitalism society, in which the individual cognitive knowledge starts to be fundamental to the productive processes. What is intended with this theme is to contribute to the unveiling of the ideology of the Brazilian Curricular Parameters for Secondary Education about the labor world, from a humanizing conception of education.Reforma do ensinoEducação para o trabalhoEducação - Finalidades e objetivosA reforma do ensino médio e a formação para o mundo do trabalhoDissertação