Drigo, Maria OgéciaCarvalho, Lígia Bardou deCarvalho, Lígia Bardou de2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/642Esta pesquisa tem como tema o processo de construção da identidade cultural do cubano/norteamericano, que vive em Miami/Flórida (EUA). Compreender como as expressões midiáticas balizam esse processo constitui o objetivo geral desta pesquisa, enquanto os específicos são os de identificar expressões midiáticas; especificar canais de comunicação não convencionais construídos por estas pessoas e desenvolver habilidades na análise de imagens (fotos etnográficas e outras representações visuais). Para atingir tais objetivos utilizamos pesquisa bibliográfica, tanto para mapear o objeto de estudo como para permear as análises de fotos etnográficas e de expressões midiáticas, bem como abordagem etnográfica, segundo Achutti (2004) e Trindade (2008). Os dados foram coletados, em Miami, no primeiro semestre de 2012 e em janeiro de 2013, focando o local onde essas pessoas vivem, os locais que frequentam para compras, lazer, os pontos de encontro como o “Versailles Restaurant”, que são canais de comunicação que vão além dos convencionais, como jornais locais, revistas, panfletos e cartões. Ideias de Hall (2001; 2003), Kristeva (1994) e Todorov (1993; 1999), principalmente, permeiam as análises. Das análises vêm que as diversas expressões midiáticas podem se vistas como fios que promovem a costura de duas modalidades de identidades, a vinculada à cultura nacional e outra, à nação que os acolhem. Tratar da questão do estrangeiro - marcada por conflitos e pelas interações propiciadas por expressões midiáticas diversas-, que, nos dias atuais, emerge diante de uma nova ordem econômica e política, em escala planetária, constitui a relevância desta pesquisa.The subject of this research is the process by which cultural identity is constructed by Cuban/North Americans living in Miami, Florida. Understanding how media expressions delineate the process of constructing a cultural identity by Cuban/North Americans constitutes the main objective of this research, while the specific goals are to identify media expressions, to specify unconventional channels of communication created by these people and to develop the ability to analyze images (ethnographic photos and other visual representations). To achieve these goals, we used bibliographic research – both to map the object of study and to facilitate the analysis of ethnographic photos and media expressions. – as well as the ethnographic approach according to Achutti (2004) and Trinity (2008). Data was collected in Miami, in the first half of 2012 and in January of 2013, focusing on the places these people frequent for shopping, leisure and meeting points like “Versailles Restaurant”, which are channels of communications that go beyond the conventional ones, like local newspapers, magazines, pamphlets and cards. The ideas of Hall (2001; 2003), Kristeva (1994) and Todorov (1993; 1999) mainly informed these analyses. From the analyses we see that the various media expressions can be seen as threads, which in the interpretative process, promote a sewing together of two kinds of identities, one linked to the national culture and the other to the nation hosting them. Addressing the question of foreignness – marked by conflict and linked to the interactions afforded by various media expressions – and the new economic and political order that is currently emerging, on a global scale, is the relevance of this research.Comunicação e culturaIdentidade socialComunicação não-verbalEtnologiaExpressões midiáticas e o processo de construção da identidade cultural: um estudo com o cubano/norte-americano em MiamiDissertação