Boy, Tânia Cristina dos SantosSilva, Caroline Maria de SouzaSilva, Caroline Maria de SouzaLima, Davi Carlos TamarindoLima, Davi Carlos TamarindoSheng, Daisy SouzaSheng, Daisy SouzaMelo, Gabriela Ramos deMelo, Gabriela Ramos de2023-08-162023-08-162021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1169Este trabalho objetivou compreender como a cenopoesia, sendo uma prática pertencente à cultura popular, pode contribuir com o papel do professor de arte na educação formal, em tempos de pandemia, por meio de práticas e princípios cenopoéticos no desenvolvimento de cortejos, vídeo apresentação e jogos de improvisação. A partir de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, as perspectivas teóricas buscaram seus referenciais em Maria Josevânia Dantas, cenopoeta Ray Lima, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Dessa forma, analisamos as práticas desenvolvidas por intermédio do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Sorocaba e aula de Teatro da Escola Baú de Arte e Cultura, em seus diversos contextos. Para além de uma experiência estética, as práticas cenopoéticas possibilitam também uma interação prática, por meio de ações dialógicas estabelecidas entre os educandos, valorizando seus próprios saberes e repertórios e estimulando, além de seu saber sensível, sua autonomia, levando em conta suas potencialidades criativas.This work aimed to understend how cenopoesia, beeing a pratic that belongs to popular culture, can contribute with the art teacher in the formal education, in pandemic times, through cenopoetic pratics and principles in the development of cortege, vídeo presentations and improv games. Through an action research of qualitative approach, the theoretical perspectives find it references in Maria Josevânia Dantas, cenopoet Ray Lima, Paulo Freire and Mikhail Bakhtin. That way, we analyzed the developed practices through the Pedagogical Residency Program of the University of Sorocaba and class of the Theater School Baú de Arte e Cultura, on it diverse contexts. Beyond an aestetic expirience, the cenopoetic pratics also enable a practical interaction, through dialogical actions set between the studens, valuing their own knwoledge and repertoires and stimulating, besides their sensitive knwoledge, their autonomy, considering their criative potencialitials.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTeatro - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCCenopoesia como prática pedagógica em tempos de pandemiaMonografia / TCC