Nogueira, Eliete JussaraCruz, Valdelise RamonCruz, Valdelise Ramon2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/212Este estudo investigou sobre o estágio supervisionado obrigatório no curso de Pedagogia para formação de professores. Foi uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar relatos de professores que supervisionam estágio em uma universidade federal e preparam professores para atuação na Educação Básica, nas iniciais do Ensino Fundamental; Bducação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Envolveu entrevistas de professores/ supervisores de estágio, colocados diante de identificação pessoal e do resgate de lembranças sobre o estágio durante sua formação docente. Questões sobre teoria e prática estão relacionadas à formação docente e são alvos de inquietações, pois influenciam na educação como um todo. O estágio está em processo de transformação, independendo da época ou do curso, procuram modificar suas práticas, mesmo diante de suas limitações, demandas diferentes e exigentes. Fortalecem o seu papel de professor / supervisor, por terem passado por situações semelhantes às de seus alunos, transformam suas vivências e procuram direcionar com criatividade as atividades consideradas importantes para a aprendizagem profissional, estabelecendo critérios, estudos e regras para os seus estagiários. A qualidade do estágio é determinada pelo desempenho mútuo do estagiário com as fundamentações teóricas reflexivas, possibilitadas através de pesquisas indicadas pelo professor / supervisor e oportunidades práticas obtidas diretamente no campo de estágio. As análises apresentaram aspectos que se mantém, embora a estrutura e as horas de estágio obrigatório aumentaram, com a legislação, isso não garantiu mudancas significativas ou aumento da qualidade dos estágios, ainda pode ser observada a manutenção de algumas queixas como: ausência de acordos oficiais entre escolas campos e universidades, ausência do professor/ supervisor nos locais, durante o estágio; falta de receptividade das escolas e dos estagiários, de integração professor, aluno, escola e momentos para reflexão-crítica da realidade, convergência de saberes e da prática docente ideal. O estágio é fundamental e decisivo para a formação do profissional.This research investigated the teachers training stage, which is compulsory in the Pedagogy course due the teachers' formation. This was a qualitative research, with the objective to analyze the teachers' report, who supervises the training in a federal university and also prepares teachers to actuate in kindergarten, Elementary Education; Special Education and/or Education of Youth and Adults. Involved teachers and supervisors' interview regarding the training, placed before the personal identification and the memories rescue regarding the training, during the teachers formation. Questions about theory and practice are related to the teachers' non-stop formation and are targets of inquietudes, because they affect in the education as a whole. The training is in constant process of change, independent of its time or course, try to modify their practice, even with its limitations, different demands and even strong ones. They enhance the teachers/supervisors' performance, because they experience similar situations like their students, and they transform their experience and try to direct the activities with creativity, considered important to the professional learning process, establishing criteria, studies and rules to their trainees. The training quality is determined by the mutual performance of the trainee with the reflexive and theoretical references, which are stimulated with researches indicated by teachers/supervisors and practical opportunities gathered directly from the training. Analyses have shown steady aspects, even the structure and hours of the obligated training increased, with the legislation, it did not guarantee significative changes or enhancement on the training quality, it can be even observed the maintenance of some complaints like: absentness of official agreements between schools and universities, absentness of the teacher/supervisor at the places, during the training; a lack of receptivity of the schools and the trainees, the teacher's integration, student, school and moments to critical- reflection about the reality, convergence of knowledge and ideal teacher practice. The training is fundamental and decisive to the professional formation.Professores - FormaçãoProgramas de estágioPedagogia - EstágioFormação profissionalPrática de ensinoO estágio na formação do professor: relatos de supervisores de estágioDissertação