Silva, Míriam Cristina CarlosScaranello, Isabella Reis PichiguelliScaranello, Isabella Reis Pichiguelli2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/835Este trabalho tem como tema a antropofagia promovida pela cantora Baby do Brasil ao mesclar características de duas culturas distintas – gospel e secular (não cristã) – e suas repercussões no jornalismo, em imprensas de ambos os segmentos. O objetivo geral é apreender de que maneira os veículos de comunicação jornalísticos percebem o trânsito entre cultura gospel e cultura secular, em particular em matérias sobre Baby do Brasil, a fim de, quanto a construções simbólicas predominantes na sociedade brasileira, investigar possíveis pistas nas narrativas jornalísticas, compreendidas como mediações dos fenômenos sociais. Metodologicamente, inicia-se pela análise das narrativas tecidas por Baby do Brasil nas mídias e em conjunto com as próprias mídias, desdobrando seus aspectos culturais e comunicacionais, e chega-se à análise de conteúdo das narrativas veiculadas sobre a artista nas imprensas gospel e secular. Para tanto, tem como principais referências teóricas Iuri Lotman, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Míriam Cristina Carlos Silva, Magali Cunha, Jorge Miklos, Muniz Sodré e Laurence Bardin. Aponta-se, finalmente, para a predominância, nas representações jornalísticas, da oposição entre gospel e secular, como indício de um pensamento hegemônico no Brasil.This work has as its theme the anthropophagy promoted by the singer Baby do Brasil when mixes characteristics of two distinct cultures - gospel and secular (non - Christian) - and its repercussions in journalism, in presses of both segments. The general objective is to understand how the different newspapers perceive the traffic between gospel culture and secular culture, especially in reports about Baby do Brasil, in order to, regarding the symbolic constructions predominant in Brazilian society, investigate possible clues in the journalistic narratives, understood as mediations of socials phenomenas. Methodologically, it begins by the analysis of the narratives produced by Baby do Brasil in the media and in conjunction with the media itself, unfolding their cultural and communicational aspects, and arrives at the content analysis of the narratives published about the artist in the gospel and secular press. For that, it has as main theoretical references Iuri Lotman, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Miriam Cristina Carlos Silva, Magali Cunha, Jorge Miklos, Muniz Sodré and Laurence Bardin. Finally, it points to the predominance, in the journalistic representations, of the opposition between gospel and secular, as evidence of a hegemonic thinking in Brazil.Comunicação de massaComunicação e culturaJornalismoCultura popularGospelGospel e secular no jornalismo: a antropofagia da popstora Baby do BrasilDissertação