Pimenta, Maria AlziraMota, Cristiane BevilaquaMota, Cristiane Bevilaqua2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1001O conceito de competência é amplamente utilizado em várias áreas do conhecimento: Administração, Psicologia, Economia e Educação. A amplitude de usos do conceito, somada à sua relevância intrínseca, especialmente no que diz respeito à Educação, sinaliza e legitima pesquisas sobre ele. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: como o conceito de competência foi introduzido na Educação? O objetivo geral foi compreender a origem e as acepções do conceito de competência até o início da sua utilização em documentos e propostas, e da crítica por parte de alguns estudiosos da Educação. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica diacrônica para analisar diferentes definições do termo e compreender os seus desdobramentos. Dentre alguns resultados, o mais significativo apontou para a base da Teoria do CHA, remontando a Pestalozzi e suas chaves da aprendizagem, com a tríade “cabeça, mãos e coração”. Antes de chegar a Pestalozzi, há referências de autores à obra de Dewey ([19--?]) e de Bloom et al. (1956). Este último, referenciado por onze autores como o precursor da Teoria do CHA.The concept of competence is widely used in several areas of knowledge: Administration, Psychology, Economics and Education. The breadth of uses of the concept, added to its intrinsic relevance, especially with regard to Education, signals and legitimate research on it. In this research, we tried to answer the question: how was the concept of competence introduced in Education? The general objective was to understand the origin and meanings of the concept of competence until the beginning of its use in documents and proposals, and the criticism by some scholars of Education. To achieve this objective, a diachronic bibliographic review was carried out to analyze different definitions of the term and to understand its consequences. Among some results, the most significant one pointed to the basis of the KSA Theory, going back to Pestalozzi and its keys of learning, with the triad “head, hands and heart”. Before reaching Pesta-lozzi, there are references by authors to the work of Dewey ([19--?]) and Bloom et al. (1956). The latter, referred to by eleven authors as the precursor to the KSA Theory.Educação - Finalidades e objetivosEducação baseada na competênciaO conceito de competência: origem e aplicações na educaçãoDissertação