Barreira, Luiz CarlosCampos, José Wilson SanchesCampos, José Wilson Sanches2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/204Este trabalho considera a categoria autoridade na gestão escolar do diretor Milton Marinho Martins na Escola Municipal "Dr. Achilles de Almeida" da cidade de Sorocaba que foi de 1951 a 1991. Usou 0 método da história oral, das análises de imagens e documents escritos para formulação da trajetória dessa gerência escolar e da escola em si. O status da escola, na visão da comunidade e, OS documentos foram analisados na perspectiva dos estudos sobre o imaginário social. As categorias autoridade do fundador e imaginário social do diretor são explicitadas, assim como o método da história oral. A perda da autoridade no campo educacional, também é um fator estudado nesta dissertação.This work considers authority as a category in the academic management of the principal Milton Marinho Martins at the City School "Dr. Achilles de Almeida" in Sorocaba, from 1951 to 1991. It used the method of the oral history, analyses of images and written documents to devise the path of that school management and the school itself. The status of the school, from the viewpoint of the community and the documents, was analyzed in the perspective of the studies about the social imaginary. The categories authority of the founder and social imaginary of the director are set out, as well as the method of the oral history. The loss of authority in the educational field, is also a factor studied in this dissertation.Gestão escolarEducação - História - Sorocaba (SP)Instituições escolares - História - Sorocaba (SP)A gestão da escola municipal "Dr. Achilles de Almeida" de 1951 a 1991Dissertação