Cammarano González, Jorge LuísSotto, Maria Ines da SilvaSotto, Maria Ines da Silva2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/333O trabalho que aqui apresento vincula-se à linha de Pesquisa, Conhecimento e Cotidiano Escolar, e tem como objetivo possibilitar a reflexão e o entendimento de como as linguagens artísticas, mais especificamente as artes visuais e o teatro, vem sendo trabalhadas no espaço da escola pública num programa denominado: “Projeto Ensinar-Aprender. Com base nas reformas educacionais, propostas na última década do século XX, procura-se compreender por meio do estudo e das experiências das escolas públicas, atendidas pela Diretoria de Ensino de Votorantim, como as diretrizes do “Projeto Ensinar-Aprender” influenciaram e influenciam as práticas pedagógicas de professores de artes, que atuam nas escolas que aderiram ao programa. Na compreensão dessa trajetória, são retomadas as políticas educacionais, bem como as propostas curriculares para o ensino da arte sugeridas pela CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de SP; a concepção de projetos de Ensino e as novas perspectivas, para a organização do cotidiano escolar.No percurso da pesquisa, recupera-se a memória de um sujeito histórico, o pesquisador, que interfere, participa e transforma, no coletivo, o projeto preliminar numa proposta que possibilita a criação de diferentes projetos, para atender às necessidades, mais imediatas, do grupo responsável pela implantação do programa no espaço escolar dos sete municípios atendidos por essa Diretoria. Ao indagar sobre a contribuição da linguagem teatral no contexto da educação escolar realizam-se reuniões periódicas com um grupo de professores que atuaram e atuam no referido programa. A análise de documentos, registros, comparação dos dados coletados, seleção de depoimentos significativos, estudo da proposta original, os relatos das intervenções realizadas durante o percurso e o referencial teórico adotado permitiram a compreensão do processo e a estruturação da dissertação. As contribuições dos autores: Gramsci como meio de compreender o materialismo histórico delineado por Marx e Engels, Bourdieu para a compreensão do capital cultural, Fernando Peixoto na recomposição da história do teatro. Ana Mãe, Ingrid Koudela como referências nacionais para o ensino da Arte no Brasil. Miguel Arroyo, Marilena Chauí, Duarte, Ferretti, Gadotti, Hernández, Mészáros, Göergen e González, em especial, deram suporte para a argumentação em favor do teatro como possibilidade de emancipação dos sujeitos.Arte - Estudo e ensinoEducação artísticaArte - EducaçãoEducação escolarEducação escolar, artes, teatro e cidadania: o projeto ensinar-aprenderDissertação