Drigo, Maria OgéciaVichi, Carla AlessandraVichi, Carla Alessandra2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/928Esta pesquisa tem como tema a relação entre imagem cinematográfica e pensamento, na perspectiva do pensamento de Gilles Deleuze construído na confluência com ideias peirceanas, que constam na obra ―A Imagem-movimento Cinema 1". Como o figurino da personagem Raimunda, no filme Volver, de Almodóvar, contribui para que as imagens-pulsão preponderem? é a pergunta norteadora. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de aspectos da relação entre imagem cinematográfica e pensamento, quando da atualização de imagens-pulsão e os objetivos específicos são os seguintes: identificar a relação comunicação/cinema; explicitar o conceito de imagemmovimento e suas divisões, com ênfase em imagem-pulsão e identificar aspectos dos figurinos que contribuem para a composição de imagens-pulsão no filme selecionado. Para tanto, empreende-se a descrição e a análise de sequências do filme que apresentam a personagem Raimunda, valendo-se de estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. As análises mostram que os figurinos apresentam ou sugerem objetos pulsionais, em meio a aspectos qualitativos como jogos com cores, texturas e formas, o que pode contribuir para a preponderância de imagens-pulsão. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de sugerir estratégias metodológicas de análise fílmica com foco nas imagens.The research focuses on the relation between cinematographic image and thought processes, as viewed by Gilles Deleuze in confluence with Peircean ideas, as seen in the book ―The Movement Image: Cinema 1". How the costumes used by the character Raimunda, from the film Volver, by Almodóvar, contribute to the preponderance of impulse-images in the film? is the guiding question. The general objective is to contribute to the comprehension of aspects of the relation between cinematographic image and thought process, specifically about the updating of the impulse-images; while the specific objectives are: to identify the relationship communication/cinema; to make explicit the concept of movement image and its divisions, emphasizing on the impulse-image; and to identify aspects from the costumes that can contribute to the composition of impulse-images in the selected film. To do so, we describe and analise image sequences extracted from the film that introduce the character Raimunda, by means of the strategies stemming from Peircean semiotics and the Deleuzean taxonomy of cinematographic images. The analysis show that the costumes introduce or suggest impulse objects, amidst their qualitative aspects such as color interactions, textures and forms, something that could contribute to the preponderance of impulse-images. The importance of this research resides in the possibility to suggest new methodological strategies to film analysis, focusing on the cinematographic images.CinemaCinema - SemióticaCinema - FilosofiaModa no cinemaImagem cinematográfica e pensamento: o figurino na constituição da imagem-pulsão no filme Volver de AlmodóvarDissertação