Santos, Tarcyanie CajueiroLima, Theillyson de RoccoLima, Theillyson de Rocco2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/841Esta pesquisa tem como tema o estudo de jornalistas de grandes veículos de comunicação na rede social Twitter. O modelo de comunicação horizontal tem transformado o jornalismo e o papel do jornalista, que se tornou mobilizador de audiência na web. Diante disso, partimos do seguinte problema: o Twitter é uma ferramenta que contribui na transformação do jornalista numa celebridade? É cada vez mais comum o jornalista enquanto figura pública usar as redes sociais para retratar seu cotidiano, como acordar, dormir, almoçar. Os jornalistas conseguem alcançar níveis altos de interação com seus seguidores por meio de seus perfis em redes sociais, atraindo fãs, que não se preocupam exclusivamente com o que é produzido jornalisticamente, mas também com quem é a pessoa fora do trabalho e com o que ocorre nos bastidores da produção jornalística. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há uma transformação do jornalista em uma celebridade midiática. Os objetivos específicos são: discutir o jornalismo e as suas relações com redes sociais, especificamente o Twitter; delinear o contexto sociocultural no qual o jornalista se torna uma celebridade e o jornalismo um produto de entretenimento e consumo midiático; discutir o papel do jornalista nas redes sociais e no jornalismo de maneira geral diante das transformações tecnológicas. Como referencial teórico utilizou-se os conceitos trabalhados por Raquel Recuero sobre redes sociais, Twitter e jornalismo online, para tratar sobre as mudanças na sociedade e no jornalismo utilizaremos Ciro Marcondes Filho. Trabalhamos com os conceitos de vida privada e vida pública, de Sennet e de espetáculo e celebridade, com Guy Debord e Paula Sibilia. Como metodologia foi realizada uma análise de conteúdo e observação sistemática de tweets dos 10 jornalistas brasileiros com mais seguidores no Twitter, no período de tempo de três meses, compreendido entre agosto e outubro de 2017.This research has as its theme the study of journalists from great communication vehicles in the social network Twitter. The horizontal communication model has transformed journalism and the journalist's role, which has intensified its role as an audience mobilizer on the web. Given this, we start with the following problem: is Twitter a tool that accelerates the process of transforming the journalist into a celebrity? It is increasingly common for the journalist as a public figure to use social networks to portray his daily life, such as waking up, sleeping, having lunch. Journalists can achieve high levels of interaction with their followers through their profiles on social networks, attracting fans, who do not care exclusively about what is produced journalistically, but also with who is the person out of work and what happens in the behind the scenes of journalistic production. The general objective of this research is to analyze if there is a transformation of the journalist into a media celebrity. The specific objectives are: to discuss journalism and its relations with social networks, specifically twitter; to delineate the sociocultural context in which the journalist becomes a celebrity and journalism a product of entertainment and media consumption; discuss the journalist's role in social networks and journalism in general. As a theoretical reference was used the concepts worked by Raquel Recuero on social networks, Twitter and online journalism, to discuss changes in society and journalism we will use Ciro Marcondes Filho. We will work with the concepts of private life and public life, of Sennet and of spectacle and celebrity, with Guy Debord and Paula Sibilia. As a methodology was performed a content analysis and the corpus of research was found on the systematic observation of tweets of the 10 Brazilian journalists with more Twitter followers, in the period of three months, between August and October 2017.Twitter (Rede social on-line)Redes sociais on-lineCelebridades - Aspectos sociaisJornalismoA contribuição do Twitter na transformação do jornalista em celebridadeDissertação